Há três anos trabalho no ramo de comunicação empresarial e posso perceber que a assessoria de imprensa (AI) não é exercida por alguns profissionais pela sua função real. É impressionante, como alguns colegas de profissão e jornalistas de redação costumam apresentar a assessoria de imprensa como redação de releases e envio de notas para imprensa. Ou como uma alternativa para fugir da rotina cansativa dos veículos impressos e eletrônicos para complementar a receita financeira da família. Isso por que, os salários oferecidos em jornais, TV e rádio são baixos e as condições de trabalho em alguns locais desanimam qualquer bom profissional.
A função da assessoria de imprensa é tornar o cliente ou assessorado uma fonte de informação para sociedade, neste sentido, mediando o relacionamento da empresa ou pessoa física com a mídia. Para atender a tarefa, é necessário desenvolver um plano estratégico do cliente por meio de uma pesquisa quantitativa e qualitativa do mercado em que está inserido e como o assessorado é percebido no mercado (branding*). Com base no planejamento, as ações sensibilizam os veículos midiáticos a fim de atender as reais necessidades do cliente concedendo visibilidade. Sem traçar um plano para alcançar uma meta, o trabalho da assessoria de imprensa é realmente mero envio de releases.
Há cinco meses atrás, estive trabalhando no mercado cearense e coordenei uma equipe de jornalistas para desenvolver a assessoria de imprensa e comunicação interna do CEFETCE (atualmente IFET-CE). Encontrei alguns desafios, e destaco o principal deles: a sensibilização da comunidade interna para desenvolver um trabalho de comunicação na Entidade Educacional. Em algumas instituições de educação, a coordenação de comunicação social é mantida por apenas um profissional de jornalismo sendo insuficiente para executar e planejar ações para a unidade de ensino. Se o trabalho da assessoria de imprensa fosse desenvolvido sem a percepção deste detalhe que mencionei, concerteza chegaria ao fracasso.
É notável que diferente de outras carreiras profissionais da comunicação, a AI possui suas particularidades de salário, condições de trabalho, vida profissional, contatos e ambiente da profissão. Na maioria das vezes, oferecendo boas regalias diante de um país repleto de desigualdades sociais. Mas isto, não pode ser a desculpa para um trabalho relaxado ou feito de qualquer jeito. Afinal, seu emprego depende do seu trabalho. Então, vejamos a assessoria de imprensa como uma ferramenta de comunicação importante para construir a marca ou reputação de uma pessoa física ou empresa. Deixemos de lado, a visão de mero redator de releases. Este pensamento fica para quem, realmente, não entende de comunicação.
*Trabalho de construção da marca no mercado
Nenhum comentário:
Postar um comentário