Entre os dias 29/09 e 02/10, representantes de veículos gratuitos de mais de 20 países se reuniram em Madri, na Espanha, no primeiro Congresso Mundial de Imprensa e Publicações Gratuitas. Como resultado do evento, foi criada a Federação Internacional de Imprensa Gratuita e o “Manifesto de Madri” foi apresentado.
O jornal Destak, que circula em São Paulo e no Rio de Janeiro, foi o representante brasileiro na reunião. De acordo com o diretor-editorial do jornal, Fábio Santos, o manifesto e a criação da Federação representam mais um passo na consolidação do segmento em âmbito mundial.
“O manifesto é uma reafirmação da importância da imprensa gratuita. Ela já tem tamanho, mas ainda é muito recente”, avalia.
Um dos pontos do documento pede que os governos tratem a imprensa gratuita “com eqüidade tanto no acesso às informações de interesse público quanto na divisão de publicidade institucional”.
“Nós já somos percebidos pelos leitores, pelo mercado publicitário, mas o setor público ainda não”, diz Santos.
O jornal Destak tem uma circulação de segunda a sexta-feira de 150 mil exemplares em São Paulo e 80 mil no Rio de Janeiro. De acordo com Santos, a receita publicitária apresenta crescimento em todos os meses desde o lançamento do veículo, em julho de 2006.
Leia o manifesto:
1. A imprensa gratuita e suas publicações constituem um dos fenômenos mais relevantes do campo das comunicações e do jornalismo nos últimos anos.
2. A imprensa gratuita e suas publicações fomentam a leitura e permitem um melhor e maior acesso dos cidadãos à informação, à cultura, à participação social e aos hábitos democráticos.
3. A imprensa gratuita e suas publicações desempenham um importante papel social, ajudando a criar um tecido cívico e a fomentar a coesão nas comunidades de leitores a que se dirigem.
4. A imprensa gratuita e suas publicações promovem um reforço do direito à liberdade de expressão e, de resto, de todas as liberdade públicas nas sociedades democráticas.
5. A imprensa gratuita e suas publicações, que são elaboradas com os melhores critérios de qualidade, têm promovido uma inovação no exercício do jornalismo, e os profissionais que as produzem o fazem com critérios de igual qualidade, máximo rigor, ético e independência.
6. A imprensa gratuita e suas publicações são agentes benéficos para o conjunto da economia, já que geram emprego, riqueza, fomentam a competitividade e representam um freio à alta dos preços.
7. A imprensa gratuita e suas publicações oferecem aos anunciantes maneiras inovadoras e mais eficazes de tornar seus produtos e serviços conhecidos pelos cidadãos.
8. A imprensa gratuita e suas publicações instam as instituições públicas a tratá-la com eqüidade tanto no acesso às informações de interesse público quanto na divisão de publicidade institucional.
9. A imprensa gratuita e suas publicações criam novos leitores, contribuindo assim para o desenvolvimento e para o futuro do conjunto dos meios de comunicação.
Fonte: Portal Comunique-se
Um comentário:
Sou jornalista em Uberlândia MG, e gostaria de saber como faço para entrar em contato com esta Federação para filiar-me.
Obrigado
Renato Cury
renato.cury10@hotmail.com
Postar um comentário