Você está percebendo? O jornalismo televisivo está mudando. Há começar pela variedade de opções para absorver a notícia na telinha. Hoje, as televisões abertas (Leia-se Globo, SBT, Record, Rede TV e Band) investem na área do telejornalismo apresentando pelo menos três noticiários por dia. Podemos destacar também a Record News, canal de notícias aberto, que chegou como uma novidade e configura-se na atualidade como uma alternativa para muitos brasileiros. Isso é bom, contribui para quebra de monopólios de informação.
As matérias dos telejornais estão mais diversificadas na busca de índices de audiência. Há um investimento pesado para conseguir reportagens investigativas e especiais. Parece que estamos prendendo o acusado junto com a polícia. Acompanhamos todos os passos: Desde o dia do crime até prisão do bandido. Gravações telefônicas e entrevistas exclusivas servem como furos de reportagem para atrair o público.
Vocês está me entendendo? Vou ser mais claro agora. Na tentativa de alavancar público para frente da TV, as emissoras investem em divulgar informação de maneira espetacularizada. O importante é levar a notícia em primeira mão e ganhar audiência. Levo a seguinte reflexão: Até que ponto estas mudanças são favoráveis ao crescimento da imprensa brasileira?
Everton Lima é jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário