terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Respondendo E-mail de Visitantes do Blogue


Estou abrindo uma nova sessão em nosso blogue para responder e-mails dos leitores. Recebi o seguinte e-mail:


Oi, tudo bem?

Preciso de um Help!Consegui seu email através de textos disponibilizados na net...Gostaria de uma ajuda, " Qual o papel da comunicação e a importância da gestão de pessoas para a organização? O que seria uma comunicacao eficaz no século XXI?"

Desde já, Muito Obrigada!!!


Ludmilla Santos

Fortaleza-CE



Bem Ludmila, obrigado pelo e-mail e vamos tentar responder as suas perguntas.


O papel da comunicação e a importância da gestão de pessoas para a organização?


Hoje, apesar de termos muitas formas de obter informações e conhecimentos, nem sempre estamos nos comunicando. Existe grande diferença entre comunicação e informação. Numa empresa não é diferente. Muitas informações são produzidas e causam impacto na vida dos funcionários, mas nem sempre geram mudanças de atitudes, ou ainda, causam confusão porque não foram divulgadas da forma adequada. Outras informações sequer chegam aos verdadeiros destinatários porque um gestor não identificou a essência comunicativa de determinado fato. Daí o valor do papel da comunicação na gestão de empresas ou empreendimentos. Podendo desenvolver duas áreas da comunicação social vinculada a própria a empresa: Comunicação Interna e Externa. A Comunicação Interna são as interações, os processos de trocas, os relacionamentos dentro de uma empresa ou instituição. Também chamada de Endocomunicação, a Comunicação Interna é responsável por fazer circular as informações, o conhecimento, de forma verticalmente, ou seja, da direção para os níveis subordinados; e horizontalmente, entre os empregados de mesmo nível de subordinação. O sistema de comunicação externa é responsável pelo posicionamento e imagem da organização na sociedade. Por isso, seu foco é a opinião pública. E como esta é passível de constantes mudanças, em face da dinâmica das circunstâncias, o acompanhamento das tendências de opinião pública constitui dever prioritário do comunicador.


O que seria uma comunicacao eficaz no século XXI?


É complicado falar num metôdo de comunicação eficaz, mas é possível dizer que a eficácia da comunicação ocorre quando há estudo e planejamento do objeto ou empresa ou organização ou assessorado ou cliente. A pesquisa identificará potenciais e fraquezas, problemas e acertos que comporão uma solução personalizada em comunicação que gerará retorno sobre o investimento. A comunicação é dinâmica e cada organização ou cliente é um mundo diferente que se interelaciona com outros mundos.


Quem desejar enviar alguma pergunta, faça contato pelo e-mail para




Obrigado!



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