domingo, 16 de maio de 2010

Carreira: Movimente-se durante o ambiente de trabalho


É inegável que, seja em casa, ou no trabalho, a maioria das pessoas fica sentada por um tempo muito longo. São pessoas que trabalham em seus computadores, e quando se desvencilham dos afazeres, ficam sentados em seus sofás vendo TV, ou lendo, ou fazendo outra atividade do tipo.

Segundo estudo publicado no British Journal Sports Medicine, após quatro horas consecutivas nessa posição, o corpo desliga os órgãos fabricantes de enzimas que regulam as quantidades de glicose e gordura no organismo, aumentando a possibilidade de desenvolver problemas de saúde como diabetes e obesidade, que estão entre as principais causas de morte, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

Esse estudo acompanhou 17 mil pessoas durante dois anos e demonstrou que as que passam o dia sentadas sofrem maior risco de morte, mesmo as que praticam atividades físicas todos os dias, porque a atividade concentrada, que tem de ser feita, não pode ser apenas em um momento. É preciso estar em movimento constante.

De acordo com o médico generalista, Dr. Marcelo Francisco, é um quadro preocupante, porque a falta de atividade metabólica, também deixa os níveis de estresse e fadiga mais acentuados nas pessoas. Mas o médico aponta a solução: “Basta dar pequenas caminhadas de cinco minutos a cada hora de trabalho. Vá buscar um café ou um copo d’água. Vá até a mesa de um colega ao invés de mandar um e-mail. Levante algumas vezes ao longo do dia, mesmo que seja apenas para falar ao telefone. Isso ajuda seu corpo a ‘acordar’ e faz seu metabolismo reagir”. 

Fonte: vocesa.com.br

Nenhum comentário: