terça-feira, 26 de maio de 2009

Gazeta Mercantil poderá não circular mais


Um dívida de mais de 200 milhões de reais pode causar o fechamento do jornal Gazeta Mercantil. O débito foi gerado por dívidas trabalhistas e pagamentos de royalties pelo uso do título. Além do fator financeiro, há outras questões que afundam o jornal como a desistência da Companhia Brasileira de Multimídia (CBM) de editar a publicação, que já existe há 90 anos.

Dessa forma, Luiz Fernando Levy, filho do fundador do jornal, Herbert Levy, teria a responsabilidade de tocar a operação. A CBM encerra assim o contrato de licenciamento para edição e comercialização do título que havia assumido em dezembro de 2003.

Segundo o jornal Estado de São Paulo, a CBM informou ainda que dará apoio financeiro a Levy caso ele queira dar continuidade ao projeto. A CBM não deu detalhes sobre o prazo da ajuda financeira. Para tranquilizar a equipe, de quase 100 pessoas, a direção da CBM disse também que pretende realocá-la em outras empresas do grupo de Tanure.

Será o fim de um dos jornais mais tradicionais da imprensa brasileira? Por que os jornais impressos estão fechando? O advento das novas tecnologias é a resposta? A falta de boa administração de recursos afunda a empresa? Qual a sua opinião? Deixe o seu comentário.

2 comentários:

Raquel disse...

A CBM diz estar exercendo o direito de rescindir o contrato de licenciamento de marca feito em 2003, devolvendo-a aos seus donos.
Vêm dessa época as dívidas trabalhistas cobradas agora,a decisão de rompimento de contrato ao fato de os antigos proprietários da "Gazeta" não pagarem as dívidas trabalhistas acumuladas...

evertonlima disse...

Importante! Obrigado por esclarecer este ponto da nossa postagem.