Esta semana, recebi um e-mail de um leitor do nosso blogue Comunicação e Cidadania. Veja:
Boa Noite
Se puder me ajudar, desde já agradeço. Recebi uma proposta para assessorar uma hair stylist. Ela já é uma artista de palco, tem uma academia para cursos para profissionais na área da beleza. Primeiramente, já me solicitou que apresentasse um plano para podermos executar no início de 2010.
Pergunta: Como inicio esse plano.?
P.S A Academia TEM uma publicação na revista Cabelos&Cia.
Obrigada, e um grande abraço.
Prefiro não revelar o nome, mas trazer a questão enviada para o meu e-mail. É preciso entender duas coisas, antes de traçar um plano para um assessorado: conhecimento do objeto e a meta que desejamos alcançar. Resolvi enumerar em cinco passos básicos, as diretrizes que ajudaram o leitor.
1º Pesquise e analise o campo de atuação da assessorada e os públicos de interesse - O que ele faz? Quem acompanha o trabalho do assessorado? Qual a imagem dele no mercado atual? Quais é o público? Qual a classe social e preferências desse público? Inicialmente, responda essas perguntas que atendem ao conhecimento do objeto de trabalho.
2º Defina os pontos fortes e fracos do assessorado - Ao analisarmos a imagem do assessorado ou posicionamento no mercado dele, identificaremos os pontos fortes e os pontos fracos do assessorado.
3º Trace planos que evidenciem os pontos fortes e recuperem os pontos fracos - Isto é importante ser levado em consideração para clientes que já tenham trabalhado comunicação, para quem inicia, a idéia é valorizar os pontos fortes.
4º Crie dispositivos de comunicação da assessorada e o público dela: blogue, twitter - As novas tecnologias da comunicação apontam grandes soluções de comunicação para corporações, personalidades e outros. Desconsidera-los, é ficar para trás.
5º Pense em novidades que evidenciem o seu assessorado - Faça o que os outros não estão fazendo. Sai do quadrado. Crie. Inove. Gaste alguns minutos pensando em coisas novas. Vale a Pena.
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