segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Para entender a influência do Twitter no jornalismo - Parte 01


Já comentamos neste espaço o que é o Twitter e a sua função como ferramenta das novas tecnologias de comunicação. Mas é necessário em nossas postagens iniciarmos uma discussão sobre os dialogos e interconexões do dispositivo com os veículo de comunicação considerados tradicionais: rádio, internet, jornal impresso e TV.

Twitter é uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários que enviem e leiam atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), através da própria Web, por SMS e por softwares específicos instalados em dispositivos portáteis como o Twitterberry desenvolvido para o Blackberry.[1] As atualizações são exibidas no perfil do usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários que tenham assinado para recebê-las. Usuários podem receber atualizações de um perfil através do site oficial, RSS, SMS ou programa especializado. O serviço é grátis na internet, mas usando SMS pode ocorrer cobrança da operadora telefônica. Fonte: Wikipedia

Na última semana, o técnico de futebol Wanderley Luxemburgo foi anunciado como treinador do Atlético Mineiro (MG) pelo Twitter. Os jornalistas esportivos receberam a informação e começaram a postar em sites, blogues, e a noticiar em rádios e TVs pelo Brasil. Em pouco tempo, todo mundo já sabia que o técnico do galo já estava contratado. Instaneidade e rapidez para anunciar a notícia.

Apesar da finalidade do Twitter não ser jornalística, o dispositivo ganha força para disseminar informação e aparece como uma alternativa para o público. O caráter instantaneo para repassar uma mensagem é uma das principais características que pode garantir influências decisivas na difusão da notícia. Há bem pouco tempo atrás, comenta-se sobre a agilidade na informação do blogue e agora nos deparamos com uma ferramenta que faz o mesmo, porém, de forma mais sucinta e objetiva.

Não há forma mais direta e resumida de divulgar a notícia do que utilizar 140 caracteres. Aumenta a responsabilidade do editor da informação que convive com o risco de distorcer a mensagem. Voltando ao ponto da instantaneidade e rapidez da informação, temos que enfatizar que estes aspectos se fazem pelas potencialidades da web de diminuição de tempo e espaço. Quanto a isso, ainda veremos muitos exemplos dessa característica do Twitter. Concluímos a postagem, dizendo que iniciamos a discussão do tema por este ponto: o twitter oferece facilidade para difusão da informação.



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