quarta-feira, 2 de julho de 2008

Comentário do dia: Separados na defesa de uma causa comum


Vai começar mais uma batalha no Supremo Tribunal Federal, neste segundo semestre, para julgar o recurso extraordinário do Ministério Público Federal que questiona a regulamentação profissional da categoria do jornalista. Também está previsto o julgamento de ação que questiona a Lei de Imprensa.


O recurso requer posicionamento sobre a legalidade da exigência do diploma em curso superior de Jornalismo como requisito para o exercício da profissão. No que diz respeito à ação que questiona a Lei de Imprensa, o STF suspendeu 22 de seus artigos.


Esta temática deveria ter um envolvimento e uma luta maior da nossa categoria. Percebo que muitos jornalistas preocupados apenas com seu próprio umbigo, esquecem-se da importância da discussão dessas matérias para o crescimento da comunicação social no país.


Quem lembra do Conselho Federal de Jornalismo? Que criava instâncias de regulamentação e controle ético da atividade jornalística. Foi derrubado e esquecido. E lá estavámos nós separados na defesa de uma causa comum. Não por imposição, mas por livre e espontânea vontade.


É preciso refletir bem estas novas discussões da nossa categoria e lutar pelas causas em comum para um melhoramento da nossa profissão. Concerteza, todo mundo quer um salário melhor e uma vida de qualidade... coisas raras pra quem trabalha no jornalismo......então, pense nisso.


Everton Lima é Jornalista

Nenhum comentário: