segunda-feira, 28 de julho de 2008

Meu Estado: RN possui elevado número de autuações na atividade pesqueira


Gostaria de trazer uma boa notícia hoje, neste espaço que dedico ao meu estado. Porém, me chamou a atenção uma matéria do jornal De Fato (Mossoró-RN) que destaca o Rio Grande do Norte como o terceiro em autuações na área pesqueira. Do total de 406 autuações efetuadas pelo órgão no ano passado, no Estado, 133 se referem à atividade pesqueira. A maioria delas se referem à pesca predatória da lagosta. Estado perde apenas para o Ceará e Bahia.


Outro dado que não merece nenhum motivo para comemoração revelado na matéria, é da Geobrasil, em 2002, que aponta o desmatamento como o crime ambiental mais praticado no Rio Grande do Norte. Do total do território do Estado, 56% se encontra desmatado ou antropizado (área em processo de regeneração, as conhecidas capoeiras).


Sobre o assunto da pesca, os CEFETs do Ceará e do Rio Grande do Norte estão formando um Núcleo de Pesquisa em Aqüicultura e Pesca – Núcleo 03 - Nordeste, com atividades em Acaraú (CE) e Macau (RN). O programa foi implementado em 18 de dezembro de 2006, por meio do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (MEC/Setec), e da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (Seap).

Nenhum comentário: