terça-feira, 25 de novembro de 2008

Feira do Empreendedor incentiva empresários


Estive trabalhando na Feira do empreendedor, promovida pelo Sebrae em Mossoró (RN), e constatei alguns casos de negócios importantes que receberam orientação e aperfeiçoaram o empreendimento. Empresários de vários segmentos da economia do município e região procuraram consultoria, a fim de encontrar soluções para os entraves que impedem a ascensão da empresa.
É o caso do fabricante de massas para pizzas e pastel, Sérgio Galdino Souza, que há quatro anos vende o produto para supermercados e varejistas. Ele começou a fábrica trabalhando apenas com pequenos comerciantes do bairro. A clientela cresceu e passou a abranger duas grandes redes de supermercados da cidade.
Para atender esta nova demanda, Sérgio visualizou a necessidade de aumentar o ritmo da produção, mas sem aumentar os custos. Diante disso, ele foi procurar financiamento para aquisição de novas máquinas na Feira do Empreendedor. No local, analistas de negócio do Sebrae atenderam o empresário que relatou a situação da empresa.
No salão de máquinas do evento, a equipe de atendimento pesquisou alternativas de custo mais baixo e maior produtividade, mas também oportunizou uma consultoria da empresa e visitou o local de fabricação do produto. “Identificamos que a máquina solicitada por Sérgio para financiamento tinha custo alto e obrigaria contratação de mais funcionários para manuseá-la. Vimos que a empresa necessitava aumentar o fluxo produtivo e valorizar a marca e o padrão de qualidade do produto”, conta Lorena Lima, analista de unidade de orientação empresarial.
Diante da explanação dos analistas do Sebrae, Sérgio revela que uma nova perspectiva foi aberta para seu negócio por meio do melhoramento da estrutura e produção de qualidade. “Tenho o ânimo renovado para conduzir minha empresa e planejar metas a serem alcançadas após a injeção dos investimentos”, comenta. Ele elogia a disponibilidade e o trabalho desenvolvido pelo Sebrae para ajudar o seu empreendimento, e admite não colocar resistências as orientações recebidas.
Postar um comentário