Comunicação - Carreira - Varejo - Marketing Digital - Empreendedorismo - Marketing de Saúde
segunda-feira, 30 de março de 2009
E-mail: O perfil do consumidor brasileiro
quinta-feira, 26 de março de 2009
Comunicação Corporativa, você sabe o que é?
segunda-feira, 23 de março de 2009
Brilhante Erro dos Alunos de Publicidade
Este vídeo é uma produção de alunos do Curso de Comunicação Social Habilitação Publicidade e Propaganda (UERN). É interessante considerar que ele foi postado no Youtube com a intenção de conseguir acessos fazendo uma crítica a cultura do lixo que se difunde cada vez mais na sociedade. Abro espaço para apresentação de trabalhos de comunicação no blogue com o intuito de mostrar o talento dos alunos e perceber a mensagem inserida nestas produções. É imprescíndivel entender o objetivo do vídeo para depois criticarmos. Também é fato que nos últimos dias, este vídeo tornou-se comentário na cidade colocando em cheque a qualidade do curso de Comunicação Social da UERN.
As vezes, fico pensando se a mídia mossoroense cairia em uma cilada como a que vou contar a seguir: Conta-se que em Fortaleza, um release foi enviado para as redações de jornal impresso falando de um artista plástico famoso que abriria uma exposição naquela capital. A imprensa ficou ouriçada e dedicou muitas matérias sobre o assunto com fotos das obras do artista plástico. Chegou o dia da exposição, e foi descoberta a farsa: O artista plástico nunca existiu e obras dele também não. Os jornalistas encontraram as matérias publicadas nos veículos em telas na falsa exposição. Que coisa, hein! Ah.... as telas que eles divulgaram eram na verdade fotos de ruas e pessoas trabalhadas no Photoshop. Se a imprensa alencarina tivesse ao menos entrado no google teria descoberto que o cara não existia. Imaginava que os colegas blogueiros e alguns amigos da mídia potiguar tivessem a curiosidade de saber do que realmente se tratava aquela produção para comentar.
Se quem criticou, classificou como erro ou falta de criatividade. Posso dizer: Brilhante Erro dos Alunos de Publicidade. Desnudaram de uma vez só: A falta de aprofundamento das opiniões de alguns colegas na hora de criticar e o desrespeito de alguns colegas de imprensa com a academia de comunicacão social da UERN. Sim. Desrespeito. Ao pensar que os alunos fariam o vídeo com o intuito demonstrar uma peça criativa de publicidade. Para demonstrar a irreverência destes alunos e o intuito de criticar o cotidiano, abaixo confira um vídeo sobre o manual do caroneiro. Isso mesmo. A dura realidade dos alunos da UERN que para saírem da universidade em determinados horários precisam pegar carona. Com bom humor e "criatividade", eles fazem o telespectador cair no riso e denunciam a falta de transporte público.
O fenômeno da Igreja Católica nos meios de comunicação
segunda-feira, 16 de março de 2009
Qual o papel da Assessoria de Imprensa? I
quinta-feira, 12 de março de 2009
Qual o papel da Assessoria de Imprensa? II
Instituições públicas e privadas, de pequeno, médio e grande portes, já perceberam as vantagens ao utilizarem os serviços de assessoria de imprensa tanto de forma pontual como permanente. Um trabalho continuado, por sua vez, permitirá à organização a manutenção da relação de confiança com os meios de comunicação.
As atividades de uma assessoria de imprensa consistem em garimpar temas a serem divulgados pela empresa (ou orientar pela não veiculação de outros, por exemplo), bem como elaborar textos em formato jornalístico, conhecidos como press releases¸ e encaminhá-los aos veículos de comunicação. A publicação do material ficará a critério da empresa de comunicação. Se o jornal, revista, site, canal de TV ou rádio mostrarem-se interessados pelo assunto podem veicular o press release na íntegra ou, ainda, tomá-lo como base para uma posterior reportagem.
Este é o principal resultado que se busca com a atuação de uma Assessoria de Imprensa, utilizar-se da mídia de forma espontânea para sedimentar a imagem positiva da organização.