quinta-feira, 26 de março de 2009

Comunicação Corporativa, você sabe o que é?


O termo pode parecer novo para algumas pessoas, mas não é novidade para quem está assumindo funções que compõem este novo processo da comunicação empresarial. Vamos para um exemplo prático, você é um jornalista, trabalha numa indústria de alimentos. Você coordena uma equipe responsável pela comunicação da empresa, ou até mesmo, trabalha como um dos integrantes. A função do grupo é cuidar da identidade visual e da percepção do público em relação à empresa se positiva ou negativa. Devem também acompanhar todas as iniciativas de divulgação e mais uma série de outras atividades. Você exerce o cargo de Gestor de Comunicação ou Assistente de Comunicação da Empresa. Se este é o seu emprego ou você conhece alguém que combine com estas informações que descrevi, mas em outras circunstâncias. Estamos falando dele.

É hora de aprender comunicação corporativa. Segundo Aldo Antônio Schmtiz, jornalista e pós-graduado em gestão de comunicação empresarial, "o novo panorama da sociedade e do mercado de trabalho exige novas competências e áreas híbridas de conhecimento. Muitos pesquisadores da comunicação social defendem uma formação que privilegie a atuação do profissional e suas práticas, estabelecendo uma relação entre o ensino e o mercado de trabalho". Preste bem atenção, voltemos ao exemplo do jornalista. Neste caso, o papel do jornalista mudou na sociedade e o jornalismo passa ser instrumental, produzindo informações para públicos segmentados. Ao invés de narrador ou formador da opinião pública, o jornalista assume a figura de moderador e gestor de comunicação.

Um detalhe importante. Estou discutindo muito da profissão do jornalista no contexto da comunicação corporativa, mas é necessário comentar que esta função não existe para substituir a área de marketing de uma empresa. O intuito é agregar esforços para trabalhar a comunicação da empresa. Lembre-se que o marketing tem o foco nos clientes, produtos, vendas, enquanto a comunicação visa a imagem da empresa. Este setor de comunicação corporativa é uma área de informações estratégicas, portanto, é necessário ética e confidencialidade para desenvolver estas atividades. Busque informações sobre assunto e entenda um pouco mais sobre comunicação. Saia do mundo fechado e veja quais oportunidades de trabalho surgem para o profissional de comunicação. A crise engole, quem deixa ser engolido.
Postar um comentário