segunda-feira, 23 de março de 2009

Brilhante Erro dos Alunos de Publicidade

Este vídeo é uma produção de alunos do Curso de Comunicação Social Habilitação Publicidade e Propaganda (UERN). É interessante considerar que ele foi postado no Youtube com a intenção de conseguir acessos fazendo uma crítica a cultura do lixo que se difunde cada vez mais na sociedade. Abro espaço para apresentação de trabalhos de comunicação no blogue com o intuito de mostrar o talento dos alunos e perceber a mensagem inserida nestas produções. É imprescíndivel entender o objetivo do vídeo para depois criticarmos. Também é fato que nos últimos dias, este vídeo tornou-se comentário na cidade colocando em cheque a qualidade do curso de Comunicação Social da UERN.
As vezes, fico pensando se a mídia mossoroense cairia em uma cilada como a que vou contar a seguir: Conta-se que em Fortaleza, um release foi enviado para as redações de jornal impresso falando de um artista plástico famoso que abriria uma exposição naquela capital. A imprensa ficou ouriçada e dedicou muitas matérias sobre o assunto com fotos das obras do artista plástico. Chegou o dia da exposição, e foi descoberta a farsa: O artista plástico nunca existiu e obras dele também não. Os jornalistas encontraram as matérias publicadas nos veículos em telas na falsa exposição. Que coisa, hein! Ah.... as telas que eles divulgaram eram na verdade fotos de ruas e pessoas trabalhadas no Photoshop. Se a imprensa alencarina tivesse ao menos entrado no google teria descoberto que o cara não existia. Imaginava que os colegas blogueiros e alguns amigos da mídia potiguar tivessem a curiosidade de saber do que realmente se tratava aquela produção para comentar.

Se quem criticou, classificou como erro ou falta de criatividade. Posso dizer: Brilhante Erro dos Alunos de Publicidade. Desnudaram de uma vez só: A falta de aprofundamento das opiniões de alguns colegas na hora de criticar e o desrespeito de alguns colegas de imprensa com a academia de comunicacão social da UERN. Sim. Desrespeito. Ao pensar que os alunos fariam o vídeo com o intuito demonstrar uma peça criativa de publicidade. Para demonstrar a irreverência destes alunos e o intuito de criticar o cotidiano, abaixo confira um vídeo sobre o manual do caroneiro. Isso mesmo. A dura realidade dos alunos da UERN que para saírem da universidade em determinados horários precisam pegar carona. Com bom humor e "criatividade", eles fazem o telespectador cair no riso e denunciam a falta de transporte público.

3 comentários:

Mosaicos Digitais disse...

Que bom que você saiu em defesa dos alunos de publicidade que tinham o objetivo de satirizar, de fazer um escracho para obter acessos, pois sabemos que há muita coisa sendo produzida por aí de gosto duvidoso e que as pessoas assimilam sem refletir.

Também ví colegas fazerem a crítica pela crítica, para ganhar ibope com alguns blogueiros que desmerecem a formação do jornalista, mas, que faz parte de uma classe de profisisonais que é altamente seletiva por entender, e muito bem, que não é todo mundo que pode exercer a advocacia, mas sim os formados e selecionados pelo Exame de Ordem. Certíssimo!! Que os jornalistas graduados possam ser vistos também por essa capacidade técnica e teórica.

O Curso de Comunicação tem produzido profissionais mais do que gabaritados, você é uma prova disto. Obrigada!

evertonlima disse...

Obrigado Izaíra pelas palavras. Sinto-me honrado vindo de você com quem tenho aprendido e está sempre apoiando as boas iniciativas.

Ildete Pereira disse...

Muito bom seu texto.
Como destacado por Izaíra o curso de Comunicação tem muitos bons exemplos e não serão críticas preconceituosas que farão diminuir a credibilidade do nosso curso.

Ildete.