quinta-feira, 12 de março de 2009

Qual o papel da Assessoria de Imprensa? II


No processo de trabalhar a comunicação de forma integrada para assessorado, é cada vez mais aconselhável definir estratégias que possam reforçar a marca do cliente. Na assessoria de imprensa, principalmente, pois ela torna o cliente como fonte de informação para a sociedade. Este comentário de Gabriela Squarizi (RDO Brasil) abaixo, enfatiza o que estamos discutindo no blogue.


O gerenciamento da comunicação, englobando a Assessoria de Imprensa, traz às organizações equilíbrio, desenvolvimento e expansão. Mais do que utilizar os veículos de comunicação como espaço para divulgação, o trabalho de Assessoria de Imprensa consiste em desenvolver estratégias para que a exposição na mídia seja um fator de reforço para o cliente alcançar seus objetivos comerciais. Objetivos estes que não devem ser confundidos com a ampliação de vendas, pois o que se busca é o fortalecimento da marca e credibilidade junto à sociedade.
Instituições públicas e privadas, de pequeno, médio e grande portes, já perceberam as vantagens ao utilizarem os serviços de assessoria de imprensa tanto de forma pontual como permanente. Um trabalho continuado, por sua vez, permitirá à organização a manutenção da relação de confiança com os meios de comunicação.
As atividades de uma assessoria de imprensa consistem em garimpar temas a serem divulgados pela empresa (ou orientar pela não veiculação de outros, por exemplo), bem como elaborar textos em formato jornalístico, conhecidos como press releases¸ e encaminhá-los aos veículos de comunicação. A publicação do material ficará a critério da empresa de comunicação. Se o jornal, revista, site, canal de TV ou rádio mostrarem-se interessados pelo assunto podem veicular o press release na íntegra ou, ainda, tomá-lo como base para uma posterior reportagem.
Este é o principal resultado que se busca com a atuação de uma Assessoria de Imprensa, utilizar-se da mídia de forma espontânea para sedimentar a imagem positiva da organização.
Postar um comentário