terça-feira, 14 de outubro de 2008

Economia: Jovens Desempregados


Uma pesquisa do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) revela que os jovens representam 63% do total de desempregados do país. Um das explicações apontadas pelo diretor de estudos sociais do Instituto, Jorge Abraão, para os indicadores: A rotatividade do jovem é maior, os custos para demiti-lo são baixos para a empresa. E ele é um ser mutante, que está experimentando e ainda não sabe bem o que fazer", afirma Abraão.
Muitos jovens ingressam no mercado de trabalho sem direção para suas carreiras profissionais pela falta de orientação vocacional. Este trabalho poderia ser desenvolvido pelas escolas na fase da vida em que o estudante precisa saber que faculdade quer cursar ou ramo profissional. Antes disso, deveria mesmo oferecer educação de qualidade e torna-lo competente para disputar por vagas de emprego.

Segundo o IPEA, cerca de 90% dos analfabetos tem 25 anos ou mais. Na zona rural, quase 25% das pessoas não sabem ler - na zona urbana são apenas 4,4%. E a concentração de analfabetos entre os negros (14,1%) é mais que o dobro da concentração entre os brancos (6,1%). Comentem o assunto.

Nenhum comentário: