quarta-feira, 15 de abril de 2009

Blogues: Antes de publicar, apure. Antes de escrever, pense. Não faça besteira blogueiro.


O título pode parecer grosseiro, mas é a forma mais clara e direta para chamar atenção dos colegas blogueiros. A liberdade oferecida pela Internet para publicar o que deseja por meio dos blogues ou sites pessoais não é aproveitada como deveria. Por isso, aproveito pra dizer: Antes de publicar, apure. Antes de escrever, pense. Não faça besteira blogueiro.


Leia:


Art. 7º- O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade dos fatos, e seu trabalho se pauta pela precisa apuração dos acontecimentos e sua correta divulgação.


Os blogues, que se dizem jornalístico e de opinião, devem observar esta regra importante do código de ética do jornalismo. É imprenscíndivel que o profissional conheça as leis e normas que regem a profissão e os produtos dela.


Art. 11- O jornalista é responsável por toda a informação que divulga, desde que seu trabalho não tenha sido alterado por terceiros.


É bom lembrar este artigo também. Muitos blogueiros quando apuram a informação e vão publicar precisam refletir o que estão fazendo. A postagem publicada, mesmo que seja uma vez na rede, tem o poder de orientar e distorcer, bem como causar problemas judiciais.


Art. 13 - O jornalista deve evitar a divulgação de fatos:

a) com interesse de favorecimento pessoal ou vantagens econômicas;
b) de caráter mórbido e contrários aos valores humanos;

Apesar dos salários baixos, não venda sua dignidade para um político que deseja ganhar credibilidade por meio da sua imagem. Favorecer a interesses pessoais e financeiros é agredir o direito de informação.


Espero ter sido claro quanto ao meu objetivo de refletir a prática "jornalística" de alguns blogueiros. Não custa nada fazer o trabalho direito. Se você não me compreende, não me venha com choromelas. Esta é a minha opinião e tenho o direito de expressa-la.

Nenhum comentário: