segunda-feira, 29 de junho de 2009

Mídia em pauta: Edição jornalística favorece publicidade


Uma etapa das rotinas jornalísticas que decide a mensagem transmitida pelos veículos de comunicação é edição das matérias de TV, jornal impresso, rádio e internet. Na última semana, a Tribuna do Norte (Natal-RN) cobria a paralisação dos motoristas de ônibus da capital que deixava milhares de pessoas sem se deslocar para o trabalho. O caos complicou a vida de muitos trabalhadores.
Diante do fato, uma loja de venda de automóveis aproveitou o ensejo para fazer uma propaganda apelativa utilizando recortes de jornal e incentivar o público a adquirir o seu carro e resolver os problemas de deslocamento. Justamente, quando o anúncio saiu na edição de sexta-feira (26), junto com ele, foi publicada uma matéria do fim da greve dos motoristas.
Os jornalistas diriam que a matéria e o anúncio foram colocados propositalmente na hora da edição. Os publicitários não esperavam que a edição viesse dessa forma, mas não veriam como problema, pois o cliente ganhou mais visibilidade mesmo que a notícia seja contrária ou negativa ao fato.
Penso que a forma de misturar publicidade e jornalismo atende somente os interesses comerciais do veículo e do cliente. Quando torna-se evidente como ocorreu nessa publicação, é interessante estudarmos os impactos da edição jornalística na transmissão da mensagem bem como a influência da publicidade no processo.

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