terça-feira, 30 de junho de 2009

Publicidade: Mito e verdade sobre o planejamento


Estive navegando pela internet e encontrei uma postagem no blogue CHMKT (http://www.chmkt.com.br/) comentando sobre os mitos e verdades do planejamento estratégico de comunicação. Recomendo o texto abaixo para publicitários, profissionais do marketing e jornalistas de comunicação corporativa.

Mito: O planejamento é a solução para as fraquezas da indústria da publicidade.

Verdade: O planejamento pode fortalecer o produto criativo da agência, mas nenhuma disciplina isolada consegue resolver todos os problemas.


Mito: O planejamento leva à criatividade inovadora

Verdade: O planejamento traz o contexto do consumidor para o desenvolvimento do trabalho criativo, mas criatividade inovadora é resultado de uma equipe criativa superior.


Mito: O planejamento é a chave para conquistar novas contas.

Verdade: A conquista de contas é uma atividade coletiva, que exige todos os departamentos da agência trabalhando de forma integrada.


Mito: Existe um processo de planejamento.

Verdade: Há inúmeras maneiras de executar um bom planejamento. Habilidades intuitivas, paixão por propaganda e envolvimento pessoal são todos essenciais, além de um ótimo ponto para começar.


Mito: Planejamento é um novo nome para pesquisa.

Verdade: Pesquisa é apenas algumas das ferramentas que os planners utilizam para descobrir informações que podem gerar insights.


Mito: Planejamento e pesquisa podem coexistir.

Verdade: Cada departamento deve ter uma definição clara do seu papel e deve saber quem é responsável por quem.


Mito: Planejar é papel do planner.

Verdade: Boas soluções podem vir de qualquer lugar e de qualquer pessoa.


Mito: Os planners ficam sentados na sala dado orientações enquanto os anúncios estão sendo criados.

Verdade: O planner deve articular a estratégia para a equipe criativa antes da propaganda ser criada.


Mito: É difícil achar bons planners.

Verdade: Planejadores podem vir de todas as áreas e disciplinas, e não só da propaganda.
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