sexta-feira, 3 de julho de 2009

Comentário do dia: Grandes empresas avançam quando investem em funcionários


Conheço um príncipio de liderança que foca satisfazer as necessidades dos liderados e influencia-los a desenvolver as atividades propostas pelo líder com êxito. Quando falo em satisfazer necessidades, destaco suprir as realizações e expectativas dos funcionários. Talvez, falando assim, alguém imagine que estou comentando somente sobre dinheiro. Mas não é. Quero dizer que os profissionais da atualidade querem qualidade de vida e isso não passa somente por bons salários, mas pela realização profissional.
Uma recente pesquisa de uma consultoria de negócios revela que os empregados desejam mais realizar-se profissionalmente do que altos salários. É ruim demais, ir todos os dias para um lugar que você não gosta e conviver com pessoas em que nada acrescentam para você. Maior parte do dia passamos no trabalho e pouco tempo temos para curtir nossa casa e amigos.
Os profissionais querem freqüentar bons ambientes, fazer amigos, trocar idéias, crescer como pessoas. O trabalho deve ser um lugar para eles para obrigação e também de inspiração, enfim, realização. Mas como fazer isso? As empresas devem investir em relacionamento pessoal entre os funcionários, ou seja, diálogo, e fazerem identificar-se com ela pela construção de valores e circulação de informação estratégica compartilhada. O que a empresa está desenvolvendo? Quais as ações de responsabilidade social e ambiental? Como posso ascender? Os resultados aparecem, pois o empregado sente-se valorizado e trabalha consciente do papel que representa para empresa.
O grande problema da empresas é encarar o funcionário como mero prestador de serviço. Esquecendo que o negócio depende dele para funcionar. Talvez, diga assim: Posso contratar outro! Verdade. Mas lhe garanto que empresa de grande rotatividade de funcionários não avança no mercado. A imagem da empresa cai perante os públicos de interesse, por que os funcionários e ex-funcionários fazem parte dele. A melhor forma de crescer é valorizando pessoas e os potenciais que elas oferecem. A liderança promove talentos e ajuda a empresa crescer.

Nenhum comentário: