sábado, 25 de julho de 2009

O poder da influência do orkut como ferramenta de mobilização social


Acompanhe a notícia abaixo e comprove a informação do título.

Em menos de 24 horas, o perfil de Paulo Cândido da Silva no Orkut recebeu centenas de mensagens com pedidos para que autorize a realização dos Jogos Universitários de Comunicação e Artes (Juca). Para quem não sabe, Paulo é o prefeito de Santa Rita do Sapucaí, município de 35 mil habitantes localizado no sul de Minas Gerais.

Conhecido como Paulinho, o prefeito é ligado ao Partido Verde e usa o Orkut tanto para promover sua imagem junto aos eleitores como para manter contato com amigos e familiares. Com fotos descontraídas, ele procura passar a imagem de um político jovem, dinâmico e aventureiro. Mas agora precisa lidar com uma avalanche de mensagens como "Libera o Juca!" e "Prefeito, Queremos o Juca". Será que ele imaginou que pudesse ocorrer tamanha exposição quando criou o perfil na Internet?

Realizado desde 1993 no final de semana do feriado de Corpus Christi, o Juca é um encontro anual de estudantes universitários de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Artes, Design, e outros cursos da área de Comunicação. Neste ano, o evento estava programado para acontecer na cidade entre os dias 11 e 14 de junho, mas, há uma semana de acontecer e em virtude de problemas com a Polícia Militar, pode ser suspenso.

Após descobrir que o prefeito estava no Orkut, seu perfil foi difundido rapidamente entre os estudantes. Em menos de 24 horas, quase mil mensagens foram enviadas.

Num clima de descontração, os estudantes argumentam que o Juca é um evento organizado, pacifíco e que vai gerar consideráveis receitas para a cidade. No "protesto virtual", há quem peça até para que Paulinho não permita a realização do Juca - "Não libera não, que não vai dar pra eu ir esse ano!", disse Rafa Sanches. Outros usam do argumento "Paulinho para presidente" para tentar convencer o prefeito. O fato é que se dependesse do prefeito, o Juca já estaria confirmado...

Fonte: Vírgula.com.br

Comente esta postagem, participe.Clique aqui e saiba mais
Postar um comentário