segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Vamos falar de reputação! Você sabe o que é?


Trabalhar uma boa imagem é essencial para o profissional que deseja crescer. Imagine uma grande corporação que trabalha com diversos públicos de interesse. Cuidar da reputação é algo essencial para quem deseja posicionar-se do mercado. Quando eu era criança, minha mãe costumava comprar leite inatura somente com um vendedor, pois o produto tinha boa qualidade e também quem vendia era uma pessoa conhecida da comunidade. Por diversas vezes, outros vendedores passavam, mas a minha mãe não comprava.
O segredo do vendedor de leite consistia na credibilidade e boa reputação conquistada ao longo tempo. Ele era casado e tinha dois filhos. Todo mundo conhecia o casal pela alegria e simpatia com que tratava as outras pessoas. A mulher era cabeleireira e atendia maior parte da clientela do bairro de salões.
Posso afirmar que compravamos o leite pelo mesmo vendedor, por que conhecíamos a ele e sua família que também era nossa cabeleireira. Um fato curioso ocorreu nesta história. O leiteiro traiu a mulher, muitos consumidores (na maioria mulheres) souberam do acontecimento e deixaram comprar o produto a ele. O vendedor deixou de passar em nossa rua, não ouvíamos mais o barulho da moto dele a apitar pelas ruas.
Lembro que meu pai nos disse que o vendedor mudou de bairro e passou vender em outras ruas e para outros consumidores. Se até um vendedor de leite foi afetado pela ferida em uma boa imagem, imagine profissionais em busca de ascenção profissional ou empresas em crescimento no mercado. Entenda que vale a pena buscar uma boa reputação, e busque mais informações sobre o assunto neste slide abaixo.

Nenhum comentário: