segunda-feira, 7 de abril de 2008

Libero Badaró e o Dia do Jornalista


Caros amigos jornalistas parabéns pelo seu dia! Vale a pena trazer um pouco sobre a história deste dia para o amigo leitor. Em 07 de abril de 1831 Dom Pedro I abdicava do trono, pressionado pela oposição, abandonado pelo exercito e destratado pela opinião pública. A imprensa imputava responsabilidades ao Dom Pedro I em torno do assassinato do jornalista Líbero Badaró ocorrido em 20 de novembro do ano anterior.


Um século depois a ABI recomendava a data, por coincidência, também, marco de fundação da entidade, como referência para doravante se comemorar o Dia do Jornalista. Não há nenhum registro de causa e efeito entre os fatos, mas certamente que não foi por acaso que Gustavo de Lacerda escolheu o dia 07 de abril para a reunião que resultou na fundação da Associação de Imprensa.


A exemplo de outras categorias profissionais, como médicos, enfermeiros e motoristas, usa-se a data do padroeiro da profissão, São Francisco de Sales (bispo e doutor da Igreja Católica) para homenagear os profissionais do jornalismo: dia 24 de janeiro.


Aproveito, então, a oportunidade para arriscar qual seria o melhor presente para o jornalista neste dia: um tratamento digno! Não custa nada, e o maior beneficiado disso pode ser você caro leitor.


Parabéns jornalistas!



Nenhum comentário: