A revolução da Internet reduziu o tempo e espaço para acesso à informação. O usuário lê conteúdos noticiosos de locais distantes de casa, e ainda é capaz de postar sua opinião ou texto informativo sobre diversos assuntos na mesma rede. Esta dinâmica obrigou um aperfeiçoamento do assessor de comunicação para atender as novas demandas das organizações originadas nestes públicos.
O monitoramento e gerência do fluxo de informações ganhou novos campos para análise: a blogosfera e as mídias sociais. A imprensa está atenta as postagens dos usuários. Elas podem servir de pautas para os jornais, rádios, revistas e TVs. A reclamação de um morador da falta de água no seu bairro torna-se, em algumas vezes, o assunto principal da edição do dia seguinte.
A clipagem impressa e eletrônica fornecerá os dados apenas quando as matérias forem veiculadas. A situação exige uma dinâmica mais ágil da assessoria de comunicação, que se mobilizará com outros setores da organização. Quem reclama, deseja ser ouvido. A resposta da organização é atender, resolver o problemas, e mostrar sua participação no processo.
Isto implica na inclusão de habilidades essenciais ao perfil do assessor de comunicação: Visão Holística e a Pró-atividade. A omissão mancha a reputação de uma empresa por causa de um tweet ou post. A gestão do fluxo de informação deve ser dinâmica e contemplar todos os focos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário