quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Caixa de Entrada: Lições de Steve Jobs



Recebi um e-mail com o título 50 lições de Steve Jobs. Ele me chamou atenção pela profundidade das reflexões, e por que eu precisava lê-las naquela hora. Separei as primeiras para compartilhar com vocês. Elas foram colocadas na forma original. O tempo verbal foi mantido. Como se Steve Jobs ainda estivesse vivo.

- Encare as decisões difíceis. Jobs tem de tomar algumas decisões dolorosas, mas encara a situação.
 
- Não se deixe levar pelas emoções. Avalie os problemas da sua empresa de forma objetiva, com a cabeça fria.
 
- Seja firme. De forma alguma seria fácil, mas Jobs foi firme e justo quando voltou à Apple e começou sua drástica reorganização. Sabia o que tinha de ser feito. Levou o tempo necessário para explicá-lo e esperava que os funcionários seguissem suas diretrizes.
 
- Busque informação; não faça suposições. Faça uma inspeção completa da empresa e baseie suas decisões em dados, não em suposições. É duro, mas justo.
 
- Busque ajuda. Não coloque toda a carga sob suas próprias costas. Jobs pede a ajuda da companhia e a obtém. Os gerentes ajudam a carregar o peso de eventuais cortes.
 
- Foco significa dizer “não”. Jobs concentra os recursos limitados da Apple em um pequeno número de projetos que ela pode executar bem.
 
- Mantenha o foco: não dê margem ao excesso de funções. Mantenha as coisas simples, o que é uma virtude em um mundo de tecnologia excessivamente complexa.   

Nenhum comentário: