A primeira postagem do papo aberto traz o pensamento e a bagagem de
Izabel Dias, planejamento e coordenadora de criação da Zumba Comunicação, em
Mossoró (RN). Ele já assumiu os dois lados da moeda: cliente e publicitária.
Começou a vida profissional como vendedora, e assumiu a gerência da Colcci,
franquia reconhecida no ramo de vestuário. Neste tempo, ela tomou paixão pelo
marketing, comportamento do consumidor e propaganda. Entrou no curso de
Publicidade e Propaganda (UERN), e passou a estagiar na extinta Art&C
Mossoró, que tornou-se Quixote Comunicação. Ela traz boas recordações deste
período, fez grandes amizades e encontrou referências para carreira. Teve uma
passagem pela Zumba, onde trabalha atualmente, mas interrompeu para viver uma
experiência na capital na agência KKI. Hoje, ela compartilha um pouco dessa
experiência e aprendizado nesta entrevista.
É possível construir uma carreira de sucesso como profissional de
comunicação em Mossoró?
O conceito de sucesso para cada profissional acompanha as suas
realizações na carreira. Passei por várias experiências e tirei muitos
aprendizados delas. A vivência é importante para sentirmos o chão da realidade
que vivemos. Por estas razões, considero-me uma vencedora em todos os meus
objetivos.
Qual é a chave para investir na carreira em comunicação?
É persistir no que você acredita. Não pode perder a motivação. Todas as
áreas têm dificuldades. Cada mercado possui suas particularidades, entraves
para crescer, e potenciais de desenvolvimento. Vamos descobrir no campo,
matando um leão por dia.
Em sua experiência profissional, você é reconhecida por estudar redes
sociais. Como acertar na estratégia de comunicação em mídias sociais?
Se alguém tiver essa receita eu quero hein?! Basicamente. A estratégia
necessita de relevância, envolva os públicos para sintam vontade de
compartilhar. Curtiu? rsrsrs
O que eu não devo colocar nas mídias sociais?
Utilizar plataformas novas para mensagens ultrapassadas. As pessoas não
querem ver propaganda! Querem conteúdo e entretenimento. Ofereça esta linha e
terão uma nova percepção da marca no mercado. Quem não gosta de novas
experiências?
Muitos empresários vêem comunicação
como gasto, e não como investimento. Por que há tanta resistência?
Comunicação só gera retorno com planejamento. Muitos empresários não
conseguem entender isso. Investir em comunicação é caro (Isso é bom! Se fosse
barato, todo mundo faria) e envolve muitos recursos. É preciso de pesquisa de
mercado, análise de necessidades e campo do negócio para aumentar a quantidade
de acertos. Existem amadores brincando com o dinheiro dos empreendedores. Não
faça para os outros, o que você não quer para você.
Que argumentos derrubam esta tese?
Quando a comunicação é planejada, a empresa alavanca lucro. Ela aumenta
as vendas, desperta o desejo por coisas que nem sabia que existia ou queria. Elevar
um PIB de um país inteiro e entrar para a cultura brasileira para sempre (compre
batom.... Bombril... Mil e Uma utilidades). Propaganda é ferramenta poderosa e
fascinante.
Cite algumas perspectivas para o
futuro da comunicação na cidade em que trabalha?
Mercado mais profissional, clientes e agências
mais conscientes dos processos. Profissionais com vontade e garra para
inovar serão bem-vindos.
Um comentário:
Bela entrevista. Respostas inteligentes e concretas. Bom aprendiado para quem prestar atençao em cada resposta e nas 'entrelinhas'.
Parabéns, Everton Lima e Maria Izabel Dias!!
Sheila D.
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