quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Papo Aberto: ”Comunicação só gera retorno com planejamento”, diz Izabel Dias


A primeira postagem do papo aberto traz o pensamento e a bagagem de Izabel Dias, planejamento e coordenadora de criação da Zumba Comunicação, em Mossoró (RN). Ele já assumiu os dois lados da moeda: cliente e publicitária. Começou a vida profissional como vendedora, e assumiu a gerência da Colcci, franquia reconhecida no ramo de vestuário. Neste tempo, ela tomou paixão pelo marketing, comportamento do consumidor e propaganda. Entrou no curso de Publicidade e Propaganda (UERN), e passou a estagiar na extinta Art&C Mossoró, que tornou-se Quixote Comunicação. Ela traz boas recordações deste período, fez grandes amizades e encontrou referências para carreira. Teve uma passagem pela Zumba, onde trabalha atualmente, mas interrompeu para viver uma experiência na capital na agência KKI. Hoje, ela compartilha um pouco dessa experiência e aprendizado nesta entrevista.




É possível construir uma carreira de sucesso como profissional de comunicação em Mossoró?

O conceito de sucesso para cada profissional acompanha as suas realizações na carreira. Passei por várias experiências e tirei muitos aprendizados delas. A vivência é importante para sentirmos o chão da realidade que vivemos. Por estas razões, considero-me uma vencedora em todos os meus objetivos.

Qual é a chave para investir na carreira em comunicação?

É persistir no que você acredita. Não pode perder a motivação. Todas as áreas têm dificuldades. Cada mercado possui suas particularidades, entraves para crescer, e potenciais de desenvolvimento. Vamos descobrir no campo, matando um leão por dia.

Em sua experiência profissional, você é reconhecida por estudar redes sociais. Como acertar na estratégia de comunicação em mídias sociais?

Se alguém tiver essa receita eu quero hein?! Basicamente. A estratégia necessita de relevância, envolva os públicos para sintam vontade de compartilhar. Curtiu? rsrsrs

O que eu não devo colocar nas mídias sociais?

Utilizar plataformas novas para mensagens ultrapassadas. As pessoas não querem ver propaganda! Querem conteúdo e entretenimento. Ofereça esta linha e terão uma nova percepção da marca no mercado. Quem não gosta de novas experiências?

 Muitos empresários vêem comunicação como gasto, e não como investimento.  Por que há tanta resistência?

Comunicação só gera retorno com planejamento. Muitos empresários não conseguem entender isso. Investir em comunicação é caro (Isso é bom! Se fosse barato, todo mundo faria) e envolve muitos recursos. É preciso de pesquisa de mercado, análise de necessidades e campo do negócio para aumentar a quantidade de acertos. Existem amadores brincando com o dinheiro dos empreendedores. Não faça para os outros, o que você não quer para você.

Que argumentos derrubam esta tese?

Quando a comunicação é planejada, a empresa alavanca lucro. Ela aumenta as vendas, desperta o desejo por coisas que nem sabia que existia ou queria. Elevar um PIB de um país inteiro e entrar para a cultura brasileira para sempre (compre batom.... Bombril... Mil e Uma utilidades). Propaganda é ferramenta poderosa e fascinante.

Cite algumas perspectivas para o futuro da comunicação na cidade em que trabalha?

Mercado mais profissional, clientes e agências mais conscientes dos processos. Profissionais com vontade e garra para inovar serão bem-vindos.


Um comentário:

Anônimo disse...

Bela entrevista. Respostas inteligentes e concretas. Bom aprendiado para quem prestar atençao em cada resposta e nas 'entrelinhas'.
Parabéns, Everton Lima e Maria Izabel Dias!!

Sheila D.