segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Comentário do dia: Blog - a comunicação escrita e íntima na Internet


Nos últimos dias, estou lendo novamente um livro relevante da área da comunicação, especificamente para a temática de blogues. A jornalista Denise Schittine analisou a popularidade dos blogues. E mostra, em Blog: comunicação e escrita íntima na internet (foto), que pela primeira vez o indivíduo tem uma ferramenta para a publicação ao mundo de seus pensamentos que ao mesmo tempo pode garantir a privacidade.


O trabalho de Denise é fruto da sua dissertação de mestrado em Comunicação na UFRJ. A autora faz um paralelo com a escrita íntima em papel com a que hoje é feita na internet. Ela tenta explicar como o internauta, vivendo em um mundo individualista, mas que celebra o voyeurismo em anônimos de reality shows, decide muitas vezes publicar seus pensamentos mais íntimos para a leitura de um estranho, quase sempre silencioso.


Fazendo uma pesquisa na Web, encontrei um blogue assinado por mulheres que expõe a vida sexual e amorosa das redatoras. O nome do blogue é "Runa, Daysy e Borboleta: Muito Prazer" e o endereço é http://delicias.blogspot.com/. Confira um trecho de uma das postagem do blogue:


"Não amo quem eu achava. Achava que amava mesmo, de novo, mas não. Nem amo mas a certeza de amar alguém. Nunca sei se ela é certa mesmo. Levei um susto ao ver que me enganei. Me enganei, me decepcionei.... Quem ama cuida. Ponto final. É isso que eu acho. E quando se deixa um amor, a certeza leva embora a felicidade e te abençoa com a solidão, com a tristeza. Mas dessa vez não. Não me deixei ficar triste ou sofredora de mais uma desilusão. Apenas acordei em mais um dia comum. Até me senti um pouco fria, vazia. Me senti amarga. Será? Pode ser, mas prefiro assim do que sofrer por um momento de ilusão que passou. Como diria minha vó, C´est la vie..."


Everton Lima é jornalista



Nenhum comentário: