terça-feira, 15 de maio de 2007

Fórum das TVs públicas aprova carta de Brasília

I Fórum de TVs Públicas é encerrado com a aprovação da Carta de Brasília, documento com diretrizes para o sistema público de comunicação. Intervozes e outras entidades da sociedade civil apresentaram conjunto de contribuições para o texto.
De 8 a 11 de maio, cerca de 400 pessoas, entre representantes do governo, das emissoras do campo público e da sociedade civil organizada, reuniram-se em Brasília para o I Fórum de TVs públicas. Iniciativa do Ministério da Cultura, da Radiobrás e da TVE Brasil com o apoio da Presidência da República, o Fórum concluiu os trabalhos (que haviam sido iniciados em setembro de 2006) com a aprovação da Carta de Brasília, que afirmou diretrizes para a construção do sistema público de comunicação.
Essa foi a terceira fase do Fórum. Em sua primeira etapa, que aconteceu ainda em 2006, houve a construção dos diagnósticos setoriais; na segunda, que se se deu até o início de 2007, aconteceram as reuniões dos Grupos de Trabalho temáticos. Nessa terceira fase, foram realizados painéis sobre os principais temas do Fórum (missão e finalidade, programação e modelo de negócios, migração digital,tecnologia e financiamento), além de apresentações dos diagnósticos setoriais e de debates sobre experiências internacionais.
Junto com cerca de 30 entidades da sociedade civil, o Intervozes preparou um conjunto de contribuições para a Carta de Brasília, e participou como representante desse grupo na comissão que redigiu o documento. O texto final aprovado reúne os principais consensos em torno dos temas, e traz apontamentos importantes sobre gestão, financiamento, programação e migração digital.
Fonte: Intervozes

Nenhum comentário: