sexta-feira, 16 de maio de 2008

Comentário do dia: O merchandising social da Rede Globo


O Merchandising é qualquer técnica, ação ou material promocional usado no ponto- de-venda que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores. O merchandising tanto pode usar a propaganda (quando divulga ofertas na mídia) como a promoção de vendas (quando se utiliza de preços mais baixos ou brindes) para a ampliação de sua estratégia.


A grande importância do merchandising está no fato dele ser a soma de ações promocionais e materiais de ponto-de-venda que controla o último estágio da comunicação mercadológica - a hora da compra. Utilizamos este conceito inicial para fazer um comentário pertinente sobre ação da Rede Globo de transmitir mensagens por meio de discussões sociais abordadas em suas telenovelas.


Sendo um pouco mais claro, a TV Globo traz o debate de temas polêmicos como aborto, sequestro, degradação ambiental, corrupção, homossexualismo personificado nos personagens das novelas. Dessa forma, a mensagem transmitida tende a evidenciar o caso e contribuir para a participação da sociedade em discutir o assunto. Por exemplo, o caso da família do Bernadinho, da novela Duas Caras, que junto com o Heraldo quer atestar a paternidade da filha de Dália. Vale lembrar que o Bernadinho é homossexual e mantém um caso com o Carlão.


A Rede Globo discutindo estas temáticas contribui para uma espécie de merchandising social praticado não somente dessa forma por ela, mas também por meio dos programas como Globo Ciência, Globo Ecologia, e o canal Futura e seu programas educativos. Outra emissora que entrou na onda do merchandising social é a Rede Record com abordagem do sequestro de crianças na novela Prova de Amor, e ainda, com o programa Ressoar apresentado pela Bianca Rinaldi e Dudu Braga.


Quero ainda dissertar sobre este tema em uma nova postagem e chegar um possível conceito para o merchandising social adotado pela TV brasileira. Enquanto isso, comentem e deixem sua opinião. Na segunda-feira, voltarei com mais novidades. Até lá


Nenhum comentário: