segunda-feira, 19 de março de 2012

As empresas precisam investir em comunicação - parafraseando Gaudêncio Torquato



Com o avanço da globalização, as distâncias encurtaram e o tempo para troca de mensagens diminuiu, devido às facilidades oferecidas pelas novas tecnologias da comunicação para divulgar informações nas mídias impressas e eletrônicas. As empresas, governos, repartições públicas, entidades, sentem-se obrigadas a responderem de forma rápida aos fenômenos do mercado, da sociedade, e do mundo. No Brasil, onde a ditadura militar cedeu lugar ao regime democrático, este processo é potencializado pelo debate da opinião pública.
Para tanto, as organizações privadas viram a necessidade de estratégias eficazes de comunicação a fim de atingir os públicos de interesse dos seus produtos e serviços, e alavancar expansões de mercado. Gaudêncio Torquato aponta a importância de pensar e fazer comunicação como forma de tornar a marca mais conhecida para o consumidor e abrir “nichos negociais”. Desde grandes empresas à pequenos negócios, carecem de maneiras diferenciadas de mostrar-se para o cliente gerando sinais visíveis dos bens simbólicos comercializados.   
De acordo com Gaudêncio Torquato, no livro Tratado de Comunicação Organizacional e Política, a conscientização das empresas sobre a importância de comunicar-se para estabelecer uma imagem organizacional favoreceu o papel da assessoria de imprensa para relacionar-se com as estruturas midiáticas dos tempos democráticos de hoje. A imprensa passou divulgar escândalos e corrupções de administrações públicas e privadas e obrigou a transparência nos negócios que passaram ganhar visibilidade global. A figura do assessor de imprensa surge para estreitar relacionamento com a imprensa evidenciando uma imagem positiva do assessorado. Ele assume o papel de gerenciador de crises de comunicação, e busca possibilidades de penetração de fronteiras de mercado.

"Em conseqüência, o mercado começou a conviver com a figura do consultor de comunicação, hoje, mais que um operador de assessoria de imprensa. Tornou-se um conselheiro, um estrategista, um profissional, capaz de efetuar leituras corretas sobre o meio ambiente e tirar conclusões sobre a maneira como o empresário deve comportar-se diante fatos políticos, sociais e econômicos"*


*Trecho do livro Tratado de Comunicação Organizacional e Política

            As organizações de capital privado ou público podem ganhar ou economizar dinheiro quando as informações são trabalhadas de maneira eficiente a fim de serem divulgadas nos veículos midiáticos. Porém, os resultados positivos implicarão no sucesso das relações entre assessor, assessorado e imprensa. O respeito aos limites e as expectativas das posições ocupadas no processo permite um relacionamento pautado na credibilidade de ações e intenções de ambos profissionais.



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