Com
o avanço da globalização, as distâncias encurtaram e o tempo para troca de
mensagens diminuiu, devido às facilidades oferecidas pelas novas tecnologias da
comunicação para divulgar informações nas mídias impressas e eletrônicas. As
empresas, governos, repartições públicas, entidades, sentem-se obrigadas a
responderem de forma rápida aos fenômenos do mercado, da sociedade, e do mundo.
No Brasil, onde a ditadura militar cedeu lugar ao regime democrático, este processo
é potencializado pelo debate da opinião pública.
Para
tanto, as organizações privadas viram a necessidade de estratégias eficazes de
comunicação a fim de atingir os públicos de interesse dos seus produtos e
serviços, e alavancar expansões de mercado. Gaudêncio Torquato aponta a
importância de pensar e fazer comunicação como forma de tornar a marca mais
conhecida para o consumidor e abrir “nichos negociais”. Desde grandes empresas
à pequenos negócios, carecem de maneiras diferenciadas de mostrar-se para o
cliente gerando sinais visíveis dos bens simbólicos comercializados.
De
acordo com Gaudêncio Torquato, no livro Tratado de Comunicação Organizacional e Política,
a conscientização das empresas sobre a importância de comunicar-se para
estabelecer uma imagem organizacional favoreceu o papel da assessoria de
imprensa para relacionar-se com as estruturas midiáticas dos tempos
democráticos de hoje. A imprensa passou divulgar escândalos e corrupções de
administrações públicas e privadas e obrigou a transparência nos negócios que
passaram ganhar visibilidade global. A figura do assessor de imprensa surge
para estreitar relacionamento com a imprensa evidenciando uma imagem positiva
do assessorado. Ele assume o papel de gerenciador de crises de comunicação, e
busca possibilidades de penetração de fronteiras de mercado.
"Em
conseqüência, o mercado começou a conviver com a figura do consultor de
comunicação, hoje, mais que um operador de assessoria de imprensa. Tornou-se um
conselheiro, um estrategista, um profissional, capaz de efetuar leituras
corretas sobre o meio ambiente e tirar conclusões sobre a maneira como o
empresário deve comportar-se diante fatos políticos, sociais e econômicos"*
*Trecho do livro Tratado de Comunicação Organizacional e Política
*Trecho do livro Tratado de Comunicação Organizacional e Política
As organizações de capital privado
ou público podem ganhar ou economizar dinheiro quando as informações são
trabalhadas de maneira eficiente a fim de serem divulgadas nos veículos
midiáticos. Porém, os resultados positivos implicarão no sucesso das relações
entre assessor, assessorado e imprensa. O respeito aos limites e as
expectativas das posições ocupadas no processo permite um relacionamento
pautado na credibilidade de ações e intenções de ambos profissionais.
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