terça-feira, 13 de março de 2012

Redes Sociais, Clientes e Empresas

O caso relatado nos posts passados mostram o poder da internet no mundo das organizações. As redes sociais oportunizam a possibilidade de manifestação sobre qualquer assunto para o usuário. Se ele não está satisfeito com um produto ou serviço, reclama no Twitter. Muitas pessoas utilizam o twitter como SAC e mandam o recado para o endereço daquela marca no microblog. Outras pessoas que viveram casos semelhantes compartilham da mobilização. É um efeito em cadeia e o resultado são arranhaduras na reputação das empresas.

As organizações não devem esperar o cliente se irritar e mobilizar as redes sociais, para entrar em ação e resolver o problema. O processo de atendimento ao consumidor deve utilizar ferramentas que ajudem ao solucionar as questões no menor tempo possível. Inclusive as mídias sociais. A reputação da empresa vale ouro no mercado da atualidade embasado na revolução da informação e da tecnologia.

Para manter a presença nas redes sociais, não é para executar de qualquer jeito. Exemplo: Convidar o profissional da manutenção da informática para gerenciar as redes sociais da empresa. Não é assim! O gerenciamento de mídias sociais das organizações deve ser executado por profissionais com conhecimentos em  marketing, jornalismo, relações públicas ou da área de comunicação.

Estes gestores cuidarão do perfil da empresa, e apresentaram respostas rápidas aos problemas apontados pelos consumidores. Além disso, a organização deve investir em estudos sobre o que os usuários da Internet falam sobre a marca. O objetivo é identificar melhorias para imagem dos produtos e serviços. As Redes Sociais são as ferramentas. As empresas precisam aprender usá-las ao seu favor, para alcançar a meta: o cliente que prefere e recomenda. 

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