terça-feira, 13 de março de 2012

Entenda o caso da Brastemp e o consumidor Oswaldo Oborelli

Para entender o caso da empresa Brastemp e Oswaldo Oborelli, veja esta notícia da época que aconteceu o embate entre ambos. A matéria é do Portal Imprensa, veiculada no dia 31 de janeiro de 2011.

Ao ficar 90 dias sem geladeira em casa e passar por diversos desentendimentos com o serviço de atendimento ao consumidor da Brastemp, Oswaldo Borreli publicou no YouTube um vídeo com sua indignação que levou a marca de eletrodomésticos aos Trending Topics mundiais do Twitter.

O vídeo, de 4 minutos, mostra uma faixa colocada em frente a uma casa, na qual se lê "A Brastemp trata mal os seus clientes. Quer saber porque? Acesse: www.twitter.com/oboreli". Abaixo da faixa aparece uma geladeira aparentemente nova e, ao seu lado, Borreli, que começa a narrar seu caso.

Segundo ele, o técnico da empresa chegou a visitá-lo e, após a inspeção, verificou que o problema de vazamento de gás da geladeira exigia a troca de toda a carenagem. "O custo disso era mais que o preço [original] da geladeira", explica Borreli. "Imagine: eu e minha família temos que tomar café da manhã, almoçar e jantar na rua há três meses, esperando a resolução do problema. O que eu já gastei de comida dava para ter comprado uma geladeira nova", critica.

Ao encerrar, diz que vai levar seu protesto à Justiça e ao Procon e pede aos internautas que divulguem o vídeo. "Me ajudem, por favor. Divulguem este vídeo e mostrem o que é a Brastemp", conclui o consumidor prejudicado. 

A página do YouTube com o protesto possuia, até a noite de sexta-feira (28), quase 1.300 page views - outras pessoas vinham replicando o vídeo em canais alternativos. Chegou a estar nos TTs mundiais do Twitter e no primeiro lugar do Brasil.

Em comunicado divulgado no último sábado (29), a Brastemp informou que erros como os cometidos com Borreli "fogem ao nosso padrão de atendimento, mas não por isso são menos importantes para nós". "Sempre que detectada uma falha no processo de atendimento, agimos prontamente. Foi o que aconteceu neste caso, resolvido no dia 24 de janeiro [segunda-feira]. Para o consumidor, o problema está resolvido, Para nós, ele é parte de um aprendizado, que transformaremos em ações de melhoria nos nossos processos de atendimento, nos ajudando a eliminar casos como esse".

Mais tarde, vamos comentar sobre o assunto: "Redes Sociais, Clientes e Empresas".

Nenhum comentário: