Domingo e sábado não serão dias normais de postagem do nosso blog, mas hoje, resolvi deixar essa por aqui, para turma que chegar na segunda-feira pela manhã. Já palestrei várias vezes sobre relacionamento com o cliente, e em todas
elas, acabo falando sobre os mitos que envolvem esta arte. É sim! Quem consegue
investir nessa relação, e desmistificar traz retorno para sua empresa. Listei
cinco mitos. Veja
Cliente fiel
Está em fase de extinção. Sério?! Na relação de atendimento com o
cliente, não tem essa: “Até que a morte os separe. Hoje, temos cliente que
prefere e recomenda.
Cliente sempre tem razão
Há clientes que não se adaptam aos produtos, e simplesmente não gostam.
Isso não quer dizer que tenham razão. Talvez aquele produto não é para aquele
cliente. Aplico o mesmo princípio para serviço? Calma! Se for serviço, pode
customizar. Se ele não agradar, não há o que fazer.
Cliente é rei
Não caia nessa. Aquele que reclama por esporte e quer atendimento rápido
não é o perfil ideal. Não importa o
quanto você tente agradá-lo. Se fizer o
trabalho direito, o problema será neutralizado. Melhore seu desempenho, e
busque clientes que tragam retorno.
Cliente só sabe reclamar
Tanto esforço para nada, ele continua a reclamar. Mesmo que faço o trabalho
direito, ele diz: Não fez mais que a obrigação. Passe léguas desse tipo. Tente
mudar a reclamação em elogio. Tente conquistá-lo.
Cliente não sabe o que quer
Não é bem assim. Ele sabe dizer quando está insatisfeito. Não adianta
apresentar solução pré-fabricada.
Procure saber das expectativas do cliente, e chegue para ajudá-lo.
Afinal, quem vende o produto é você, e quem entende do serviço é você também.
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