domingo, 18 de março de 2012

Mitos do Relacionamento com o Cliente


Domingo e sábado não serão dias normais de postagem do nosso blog, mas hoje, resolvi deixar essa por aqui, para turma que chegar na segunda-feira pela manhã. Já palestrei várias vezes sobre relacionamento com o cliente, e em todas elas, acabo falando sobre os mitos que envolvem esta arte. É sim! Quem consegue investir nessa relação, e desmistificar traz retorno para sua empresa. Listei cinco mitos. Veja


Cliente fiel
Está em fase de extinção. Sério?! Na relação de atendimento com o cliente, não tem essa: “Até que a morte os separe. Hoje, temos cliente que prefere e recomenda.

Cliente sempre tem razão
Há clientes que não se adaptam aos produtos, e simplesmente não gostam. Isso não quer dizer que tenham razão. Talvez aquele produto não é para aquele cliente. Aplico o mesmo princípio para serviço? Calma! Se for serviço, pode customizar. Se ele não agradar, não há o que fazer.

Cliente é rei
Não caia nessa. Aquele que reclama por esporte e quer atendimento rápido não é o perfil ideal.  Não importa o quanto você tente agradá-lo.  Se fizer o trabalho direito, o problema será neutralizado. Melhore seu desempenho, e busque clientes que tragam retorno.

Cliente só sabe reclamar
Tanto esforço para nada, ele continua a reclamar. Mesmo que faço o trabalho direito, ele diz: Não fez mais que a obrigação. Passe léguas desse tipo. Tente mudar a reclamação em elogio. Tente conquistá-lo.

Cliente não sabe o que quer
Não é bem assim. Ele sabe dizer quando está insatisfeito. Não adianta apresentar solução pré-fabricada.  Procure saber das expectativas do cliente, e chegue para ajudá-lo. Afinal, quem vende o produto é você, e quem entende do serviço é você também.



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