Redes Sociais Horizontais
As redes sociais
horizontais são as mais genéricas, pois seu objetivo é simplesmente
a criação de um ambiente digital em que pessoas possam se comunicar e
compartilhar conteúdos como o Orkut, Facebook e
mais recentemente o Google +1.
De maneira geral, asredes sociais
horizontais, não possuem muitos bloqueios para o relacionamento entre os
participantes porque seguem um modelo linear de distribuição de conteúdo do
tipo “encontro social” onde
todos os membros devem possuir acesso ilimitado ao conteúdo publicado pelos
outros membros. Por permitirem uma movimentação ampla pelo conteúdo
compartilhado, são chamadas então de Redes Horizontais.
Por serem genéricas, as redes
sociais horizontais tendem a ter um número elevado de participantes
já que a lucratividade do modelo se dá em função do número de Page Views e seus anunciantes
tendem a cobrir um espectro maior de produtos e serviços.
Para fins de aplicação no marketing nas mídias sociais, as redes sociais
horizontais são mais indicadas quando temos um público muito abrangente e pouco
segmentado. Os anunciantes típicos dessas redes são programas de afiliados
globais como Google AdWords e Yahoo Search. O Facebook, em função do seu tamanho,
desenvolveu sua própria rede de anúncios, o Facebook Ads.
As redes sociais verticais são
redes mais segmentadas e tendem a agrupar pessoas que tem um interesse em
comum. São redes criadas
para o debate em torno de um determinado assunto específico (música, fotos,
trabalho, hobbies, etc…) e por isso agregam um público mais uniforme em termos
de perfil. Alguns autores consideram as redes sociais verticaiscomo uma versão sofisticada dos antigos
fóruns de discussão que também trabalhavam desta forma. Para manterem um mínimo
de ordem, é uma característica das redes
sociais verticais apresentarem barreiras de acesso ao conteúdo como
a criação de grupos e comunidades dentro da própria rede. Atualmente os
melhores exemplos de redes sociais verticais seriam o LinkedIn e MySpace.
Como
possuem um público mais restrito, essas redes tendem a ter um número menor de
participantes que o que verificamos nas Redes Horizontais, pois a afinidade com
o foco da rede funciona como fator de exclusão natural.
Fonte: Blog do Curso de E-Commerce
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