terça-feira, 27 de março de 2012

Saiba a diferença entre redes sociais horizontais e verticais



Redes Sociais Horizontais
As redes sociais horizontais são as mais genéricas, pois seu objetivo é simplesmente a criação de um ambiente digital em que pessoas possam se comunicar e compartilhar conteúdos como o Orkut, Facebook e mais recentemente o Google +1. De maneira geral, asredes sociais horizontais, não possuem muitos bloqueios para o relacionamento entre os participantes porque seguem um modelo linear de distribuição de conteúdo do tipo “encontro social” onde todos os membros devem possuir acesso ilimitado ao conteúdo publicado pelos outros membros. Por permitirem uma movimentação ampla pelo conteúdo compartilhado, são chamadas então de Redes Horizontais.
Por serem genéricas, as redes sociais horizontais tendem a ter um número elevado de participantes já que a lucratividade do modelo se dá em função do número de Page Views e seus anunciantes tendem a cobrir um espectro maior de produtos e serviços.
Para fins de aplicação no marketing nas mídias sociais, as redes sociais horizontais são mais indicadas quando temos um público muito abrangente e pouco segmentado. Os anunciantes típicos dessas redes são programas de afiliados globais como Google AdWords e Yahoo Search. O Facebook, em função do seu tamanho, desenvolveu sua própria rede de anúncios, o Facebook Ads.


 Redes Sociais Verticais
As redes sociais verticais são redes mais segmentadas e tendem a agrupar pessoas que tem um interesse em comum. São redes criadas para o debate em torno de um determinado assunto específico (música, fotos, trabalho, hobbies, etc…) e por isso agregam um público mais uniforme em termos de perfil. Alguns autores consideram as redes sociais verticaiscomo uma versão sofisticada dos antigos fóruns de discussão que também trabalhavam desta forma. Para manterem um mínimo de ordem, é uma característica das redes sociais verticais apresentarem barreiras de acesso ao conteúdo como a criação de grupos e comunidades dentro da própria rede. Atualmente os melhores exemplos de redes sociais verticais seriam o LinkedIn e MySpace.
Como possuem um público mais restrito, essas redes tendem a ter um número menor de participantes que o que verificamos nas Redes Horizontais, pois a afinidade com o foco da rede funciona como fator de exclusão natural.
Fonte: Blog do Curso de E-Commerce
Postar um comentário