quinta-feira, 15 de março de 2012

Internet e as Redes Sociais mudaram a percepção da opinião pública




A mídia influencia a opinião pública na construção dos fatos do cotidiano que ganham a imagem da televisão, o som do rádio, o papel do jornal, e até a telinha do celular e computador. Este papel de formação de pensamento ganhou nuances diversas com a presença de novos mecanismos sociais oriundos da revolução dos tempos modernos: internet e redes sociais. 
A internet revoluciona indústria da informação e a maneira de expressar opiniões pelos blogues. Antes as pessoas aguardavam a TV para ter acesso a uma informação que já foi divulgada pelo rádio. O jornal saia apenas no dia seguinte.
A chegada da grande rede dinamizou e flexibilizou este acesso ao fato. As fronteiras foram quebradas para o público que consome os conteúdos e não se satisfaz em apenas recebê-los. Prepara artigos opinativos sobre o assunto e cria grupos de discussão.
As redes sociais revolucionaram a expressão da opinião pública. Através delas, o público encontra grupos de interesses afins nos sites de relacionamento e expõe idéias no microblog Twitter, famoso pela capacidade de mobilização. 
O Facebook, que ocupa lugar entre as mais famosas mídias sociais, colaborou nessa propagação da opiniões, que tornou mais dinâmica com as várias possibilidades de ferramentas: fotos, vídeos e textos. 
Apesar da influência midiática, o público responde aos estímulos da mensagem, mobilizando frentes pelas redes sociais. A TV, o rádio, o jornal, e as revistas conseguem trazer a versão dos fatos conforme a linha editorial dos seus conglomerados, mas a absorção não é absoluta.
  

Nenhum comentário: