segunda-feira, 16 de junho de 2008

Adolescentes são internados por dependência de internet e celular na Espanha


Dois adolescentes da cidade de Lleida, na Catalunha, estão fazendo terapia para se recuperarem de uma dependência de aparelhos celulares e internet. Com 12 e 13 anos, os jovens estão em tratamento no Centro de Saúde Mental infantil de Lleida. "Eles chegaram aqui pela sua dependência do Messenger, mas vimos que também eram dependentes do celular", declarou Maite Utgés, diretora da instiruição.


O tratamento durará "pelo menos dois anos" e tentará combater os problemas apontados como causa do insucesso escolar dos adolescentes, que usavam a tecnologia sem nenhum controle por parte dos pais, segundo a instiruição. O centro de Lleida já ajuda cerca de 20 crianças com os mesmos sintomas, que usam o aparelho de celular entre cinco e seis horas por dia. "Quando atingem tais níveis de dependência, não é fácil deixar de repente", explica Maite.

A terapia também envolve os pais, com recomendações para tentar mudar os hábitos vigentes nas famílias. Especialistas defendem que os jovens não deveriam ter celular até completarem 16 anos. José Martínez Raga, especialista em dependências, admite que esta pode ser "a ponta do iceberg" de um problema crescente não só na Espanha, mas em todos os países desenvolvidos, em que a tecnologia é cada vez mais utilizada por pessoas cada vez mais jovens.


Fonte: IOL Diário

Nenhum comentário: