segunda-feira, 2 de junho de 2008

Censura: Até quando vamos trabalhar censurados?


Lamentável!!! Não existe outra palavra que defina melhor o caso de tortura contra a equipe do Jornal O Dia, no Rio de Janeiro. E mais uma vez é divulgado na imprensa e nínguém faz nada. Será que nós jornalistas teremos que ficar calados diante das injustiças sociais? Investigamos os fatos e não podemos divulgar. Saímos em busca da notícia e cumprir uma parte do papel social do jornalismo: denúncia. E o que nos acontece? Somos perseguidos, maltratados, e agora, torturados.


Querem calar a voz da imprensa. A marginalidade e corrupção presente em classes ricas e pobres quer fazer valer as suas regras para defesa de interesses. Não estamos seguros. Vivemos uma verdadeira guerra civil. Razão: Tráfico de drogas e desvio de dinheiro público. E o pior, não temos segurança pública, pois quem devia nos proteger é quem nos tortura e mata. Está na hora de clamarmos justiça! Até quando ficaremos calados? Até quando vamos trabalhar censurados? Até onde vai a liberdade de imprensa? Isso pode parecer um comentário, mas é um desabafo. Hoje, o blogue Comunicação e Cidadania está de luto pelas vítimas da censura atual organizada pelo poder da criminalidade.




Entenda o caso


No último dia 14 de maio, um grupo de repórteres do jornal O Dia foi seqüestrado, torturado e mantido em cárcere privado em um barraco, localizado na favela do Batan, em Realengo, na zona oeste do Rio de Janeiro (RJ). Os jornalistas estavam na favela investigando a atuação de milícias no local.


Segundo informa O Dia, os jornalistas passaram por sete horas meia de interrogatório, submetidos a pontapés, socos, choques elétricos, roleta-russa, sufocamento com saco plástico e tortura psicológica.


O jornal esclarece que a cúpula da Segurança do Estado do Rio foi notificada sobre o caso, mas a decisão de não divulgar a agressão até este sábado (31) se deu em razão das investigações policiais que poderiam ser prejudicadas, e da segurança dos jornalistas envolvidos. Na edição deste domingo (01/06), O Dia mostra detalhes do caso, em matéria especial.


No último domingo (01/06), o secretário de Segurança Pública do Estado do Rio, José Mariano Beltrame, informou, durante entrevista coletiva, que os envolvidos no seqüestro e tortura contra a equipe do jornal O Dia foram identificados. Segundo ele, para que as investigações não sejam prejudicadas, não poderiam ser dados mais detalhes, no entanto, já se sabe que existem policiais entre os milicianos, e que nem todos fazem parte da Polícia Militar (PM).


Nenhum comentário: