terça-feira, 10 de junho de 2008

TV Cultura estréia programa sobre povos e cultura latino-americana


Na próxima sexta-feira (13), às 20h30, a TV Cultura leva ao ar, pela primeira vez, o programa "Tal e Qual", uma faixa de programação da TAL - Televisão América Latina, canal internacional de conteúdos latino-americanos, que exibirá produções de diversos gêneros sobre a cultura dos países latino-americanos.


Apresentado pelo cubano radicado no Brasil, Amaury Wilson, a atração exibe desde documentários e reportagens, até curtas-metragens e animações, produzidos em todos os países latino-americanos e levados ao ar sempre na versão original, na íntegra, com legendas em português ou espanhol.


A idéia é incentivar a integração e contribuir para um diálogo estético e cultural entre esses povos, oferecendo material para quem se interessa em conhecer a cultura dos vizinhos de continente.


Para o apresentador Amaury Wilson, o programa vai aproximar o telespectador brasileiro da cultura de outros países do continente para além da política. "O programa vai trazer as peculiaridades que nos aproximam como gente, como seres humanos. Mostrará os detalhes que fazem o dia-a-dia das pessoas, as nossas semelhanças e diferenças, formando o todo único que é esta América nossa. Queremos gerar curiosidade, debate e reflexão", declara.


Com 1h de duração, o programa de estréia trará três documentários. O primeiro é o argentino "Peluquería LaEpoca", que conta a história de uma barbearia que se transformou em um espaço cultural.


Na seqüência, o curta-metragem "Cinema Alcazar", da Nicarágua, que fala de uma mulher que foi morar em uma sala de cinema destruída por um terremoto. E por fim, o telespectador confere "Panamá Gay", sobre um músico panamenho que faz o papel de repórter e sai em busca da identidade gay num país onde a homossexualidade é tabu.

Nenhum comentário: