segunda-feira, 16 de junho de 2008

Morre ícone do jornalismo político dos EUA


O jornalista norte-americano Tim Russert, considerado pela revista Time uma das cem personalidades mais influentes dos EUA em 2008 morreu, na última sexta-feira (13), aos 58 anos de idade, vítima de um ataque cardíaco, enquanto preparava o programa "Meet the Press", apresentado por ele desde 1991 na rede NBC.


Russert, que sofria de diabetes, "entrou em colapso e faleceu, enquanto trabalhava" em seu escritório em Washington, disse o veterano locutor da NBC Tom Brokaw. "Era um dos melhores jornalistas políticos e analistas de sua época", acrescentou.


"Meet the Press" é o programa jornalístico dominical de maior audiência da TV nos EUA e o mais antigo do país, no ar desde 1947. O presidente dos EUA George W. Bush emitiu um comunicado afirmando que Russert foi uma grande instituição tanto para o jornalismo quanto para a política nas últimas duas décadas.


Nascido em Nova York, o jornalista foi assessor de vários políticos democratas do Estado e, além de apresentar o "Meet the Press", Russert era analista político dos programas "Nightly News" e "Today", também da NBC, e ainda apresentava um programa semanal chamado "The Tim Russert Show".


De família católica irlandesa, Russert escreveu em 2004 uma autobiografia, "Big Russ and Me" na qual descreve sua infância no sul da cidade de Búfalo, sua educação e as relações que manteve com seu pai, um veterano da Segunda Guerra Mundial. Tim Russert era casado com a também jornalista Maureen Orth e tinha um filho.


Fonte: EFE

Nenhum comentário: