terça-feira, 10 de junho de 2008

Comentário do dia: A crise dos alimentos


Parece que foi ontem, ouvi as pessoas comentando na rua: "É o povo tá voltando a comer carne", "O poder de compra voltou ao bolso do brasileiro". É meus amigos, a alta da inflação sobre os preços começa a sufocar um pouco estas conversas. O mundo vive uma crise de alimentos. Os países ricos, como comentei ontem, sentem o cinto apertar e há protestos em várias nações pela alta do preço do petróleo que provocou também aumento no preço dos alimentos.


Hoje pela manhã, vi uma reportagem no telejornal Bom Dia Brasil da TV Globo que mostrava que o americano acostumado a comprar grandes carros de luxo estavam tendo que mudar a rotina e optar por carros mais econômicos. Alguns americanos insatisfeitos com a situação fizeram protestos andando nus de bicicleta pelas ruas da cidade. O tempo é de crise econômica.


O governo brasileiro, ontem, reuniu-se para encontrar medidas para amenizar a crise. Lá estava Lula e os cavaleiros da távola quase redonda discutindo a questão. Pense comigo. Eles adotaram medidas para subsidiar a safra e conter os preços dos alimentos, e ainda, vão buscar outros esforços conjuntos. Mas sinto que falta alguma coisa...... não seria hora do governo apertar o cinto e diminuir os impostos.


Já é díficil comprar alimentos com eles imbutidos, imagine com a inflação subindo. Será que vamos ter que imitar os americanos e andar nu de bicicleta para chamar atenção? peraí... tira a bicicleta, pode ser que sejamos assaltados antes, né. Ou, teremos que optar por medidas mais econômicas? Se compravamos 10 pães diminuimos pela metade. Será que já não estamos fazendo isso.


Everton Lima é jornalista.


Nenhum comentário: