segunda-feira, 16 de agosto de 2010

De olho na política: Serra é o candidato da rejeição no Nordeste




Não vejo que Serra fosse a melhor escolha do PSDB para estas eleições. Para mim, o candidato para bater Dilma e o populismo de Lula seria Aécio Neves para presidente sem a figura do José Serra por perto. Como são águas passadas e o quadro é Serra como candidato, o assunto não entra na pauta. A questão é o posicionamento e a imagem dos concorrentes nesta eleição.
Serra possui uma rejeição forte na região nordeste e já foi comprovado por pesquisas recentes. O melhor desempenho de Dilma continua sendo em Pernambuco, onde ela também apresenta seu maior crescimento. A vantagem da petista sobre Serra entre os pernambucanos, que era de 15 pontos, agora é de 33. O Estado tem 6,3% do eleitorado.
O segundo maior crescimento de Dilma se deu na Bahia, quarto maior colégio eleitoral. A petista acrescentou 11 pontos à sua vantagem sobre Serra e agora tem 48% de intenção de voto entre os baianos, e o tucano, 26%. Esses dados foram apontados pelo Data Folha que aponta a liderança de Dilma nas regiões nordeste e sudeste.
Fiz questão de apresentar os números da pesquisas para orientar o leitor neste comentário e embasar minha opinião: “Candidato com rejeição forte não reverte resultado”. Perguntei a um taxista se votaria em Serra. Ele respondeu que não, pois nunca viu ele dar um sorriso. “Quem me garante que trará mais melhorias para o Nordeste”, dizia ele.

  

  

Nenhum comentário: