quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Setor de franquias deve crescer 6% no Brasil


O segundo trimestre de 2010 foi favorável para o setor de franquias no Brasil. No período, as redes e marcas de diversos segmentos conseguiram crescer 3,7% expandindo as suas atividades e o número de lojas franqueadas.
O resultado foi divulgado pela Associação Brasileira de Franchising e fazem parte de um estudo periódico feito em parceria com o Provar – Programa de Administração de Varejo, da Fundação Instituto de Administração (FIA).
Para o estudo, a ABF avalia 54 redes de franquias, de diferentes ramos, e analisa o desempenho de suas atividades no País. Os números do setor devem ainda ficar melhores na segunda metade de 2010. Segundo a ABF, a previsão é de que, no próximo trimestre – que compreende os meses de julho, agosto e setembro, o setor de franquias cresça 6,1% em todo o Brasil.
As empresas do ramo de alimentação ainda correspondem a maior parte das franquias existentes no Brasil. Do total de lojas que funcionam sob esse sistema, 28% são do setor alimentício. Na sequência aparece uma variação do setor alimentício (empresas de bebidas, cafés, doces e salgados), com 20% da fatia do setor de franquias, seguida das empresas de negócios, serviços e conveniência que, juntas, detém 15% do total do setor.

Nenhum comentário: