segunda-feira, 19 de novembro de 2007

De olho na política: Lula é o líder de melhor imagem da América Latina


Uma pesquisa da ONG Latinobarômetro, divulgada nesta sexta-feira, em Santiago, no Chile, afirma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o líder político com melhor imagem na América Latina e o único a manter o posto nos últimos dois anos. A ONG entrevistou mais de 20 mil pessoas em 18 países, à exceção de Cuba, em setembro e outubro deste ano.

Qual seria a explicação para esta indicação?

A Secretaria de Comunicação do Governo Federal (SECOM) vêm trabalhando a imagem do presidente fora do país, a partir do fornecimento de informações sobre as atividades da presidência no exterior. Segundo o subsecretário da SECOM, José Ottoni Fernandes Júnior, esta estratégia foi importante, partindo do pressuposto de que a imprensa não recebia informações. Por outro lado, o histórico do presidente que veio das massas populares, e o fator de que o país vive um processo de desenvolvimento econômico sem estar envolvido em guerras externas favorecem a boa imagem do chefe da nação brasileira.
Hugo Chávez, da Venezuela, George W. Bush, dos Estados Unidos, e Fidel Castro, de Cuba, apareceram nos últimos lugares neste ranking. Numa avaliação de zero a dez, Lula recebeu a nota 5,7.
Mas apesar do resultado favorável ao presidente, os brasileiros mostraram-se pouco otimistas em relação ao futuro. Os brasileiros estão entre os latino-americanos que mais temem perder o emprego nos próximos 12 meses, ficando atrás nesta lista apenas dos moradores da República Dominicana, de El Salvador e do Equador. No Brasil, 70% temem perder seu posto de trabalho. No ano passado, este índice era de 42%. Este percentual vem caindo na América Latina como um todo. Em 1998, por exemplo, 78% temiam ficar desocupados. No ano passado, 67%. E este ano, 64% afirmaram preocupar-se em perder o emprego. Esta é a realidade brasileira, cheia de contradições e disparidades sociais.
Everton Lima de olho na política

Nenhum comentário: