terça-feira, 6 de novembro de 2007

Mudando de Rotina: O baião de dois


Depois de um feriado prolongado, voltamos com o nosso quadro Mudando de Rotina em edição extra, hoje e amanhã. Caros amigos, na capital alencarina, um prato típico nutre os cearenses desde a infância como indispensável a alimentação. O Baião de Dois é um prato típico da região Nordeste do Brasil. Consiste num preparado de arroz e feijão, de preferência o feijão verde ou feijão novo. É freqüênte adicionar-se carne seca charque.
Para fazê-lo, deve-se cozinhar o arroz cru em água, com feijão já cozido e demais temperos como cebola, tomate, pimentão e especiarias como o coentro. Queijo e leite costumam tambem ser adicionados. Em Pernambuco, é conhecido como rubacão. No sertão nordestino, principalmente, é bastante apreciado.
Muito utilizado na merenda escolar gratuita em diversos estados brasileiros, devido a relação entre seu baixo custo e alto valor nutritivo, o "Baião de Dois" em suas diferentes formas de preparo, pode ser considerado um ícone da cultura tradicional brasileira, atrás da mundialmente famosa feijoada brasileira.
Aqui em Fortaleza, se faltar o Baião de Dois não é almoço, muito menos refeição. Amanhã, trago para vocês, uma particularidade do mercado informal na capital do Ceará: Os vendedores de Ônibus.
Até amanhã!

Nenhum comentário: