terça-feira, 20 de novembro de 2007

Jornal da Bahia publica reportagem em formato quadrinho


O jornal A Tarde, de Salvador, vem publicando uma série diferente de reportagens. No lugar do texto, quadrinhos - como os dos gibis - são usados para narrar os fatos. Na terça-feira (20), será publicado o 3º episódio da série, que chega ao fim na próxima semana.
As reportagens contam a história do movimento estudantil do Estado da Bahia, com destaque para a passeata de agosto de 1942 a favor da entrada do Brasil na 2ª Guerra Mundial, a greve de 1966 no Colégio Central, considerada a 1ª mobilização dos estudantes após a instalação da Ditadura, as manifestações de 1981 contra o aumento da tarifa de ônibus e a invasão da Universidade Federal da Bahia em 2001 pela cassação de ACM.
A série é fruto do trabalho de três jornalistas recém-formados, que defenderam o formato quadrinho para a realização de reportagens em seu projeto de conclusão de curso. Leandro Silveira, Caio Coutinho e Fábio Franco apresentaram "Vanguarda - Histórias do Movimento Estudantil da Bahia" para o Centro Universitário da Bahia, em junho passado. "Eu sou fanático por quadrinhos e fui influenciado por Joe Sacco, que tem quatro livros-reportagem neste formato", disse Leandro Silveira, em entrevista ao Portal IMPRENSA.
Segundo ele, a idéia de provar que jornalismo também poderia ser feito em formato quadrinho deu certo. "As tiras têm todos os preceitos do jornalismo. Tudo ali foi muito bem apurado e baseado em entrevista. Tivemos um bom retorno da banca de avaliação e também dos leitores", disse. As reportagens foram publicadas em formato tablóide, com 30 páginas.
No jornal A Tarde, o material é impresso sempre no caderno de cultura e também está disponível no Blog da seção. Segundo jornalistas do periódico, a iniciativa tem sido muito bem recebida pelos leitores, tanto do material impresso, como do formato online.

Para acessar o blog: http://blogdodez.atarde.com.br/

Nenhum comentário: