segunda-feira, 12 de novembro de 2007

De olho na política: A mancada de Chávez


O rei Juan Carlos, da Espanha, abandonou o plenário da 17ª Cúpula Ibero-Americana neste sábado(10) em protesto contra as críticas ao ex-presidente espanhol José María Aznar feitas pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez. O rei tomou a decisão para mostrar o "mal-estar da delegação espanhola", de acordo com o presidente atual, José Luis Rodríguez Zapatero, que ficou na sessão.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, comentou a polêmica assim: "O certo é que não ouvi. Teve sorte o senhor Juan Carlos. Eu não sei o que teria dito a ele. Agora, não há nenhuma dúvida de que quando Juan Carlos de Borbón explora as expressões de um índio, está explorando 500 anos de prepotência imperial", disse Chávez. Hugo Chávez disse ainda que o soberano espanhol sabia do golpe de Estado que tentou derrubá-lo em 2002.

Em um outro momento na última sexta-feira, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, brincou com o colega Luiz Inácio Lula da Silva, chamando-o de "magnata do petróleo" - em referência à recente descoberta da Petrobras de óleo na Bacia de Santos.

Temos duas declarações e situações diferentes do Hugo Chávez, mas percebe-se a postura dele sempre é mesma. Quando não procurar ironizar os chefes de Estado com brincadeiras, age de forma impulsiva nas suas declarações, provocando incidentes ridicularizados pela mídia internacional. O jornal El Mundo destacou: Chávez insinua agora que o rei Juan Carlos estava por trás do golpe contra ele. No OLÉ, "Uma provocação: ‘O que é isso?’" Todos reprovando atitude do governante Hugo Chávez.

Na minha opinião, este é mais um show do polêmico Hugo Chávez que não se cansa de desafiar e buscar visibilidade para si próprio em seu projeto de ditadura democrática. Ontem, no final do programa Fantástico, uma charge ilustrava que Chávez havia conseguido algo desejado pelos seus antepassados.... Adolf Hitler... Mao Tsé Tung ... e outros ditadores da história: O poder ilimitado. Hugo Chávez busca exclusivamente isso e nada mais. Não se importa com o povo e sim na perpetuação de seu poder político, que para ganhar visibilidade dá shows de esterismo e ironia. Na verdade, ele quer mesmo é aparecer......

Everton Lima de olho na política.

Nenhum comentário: