terça-feira, 20 de julho de 2010

Comentário do dia: Nova lei do ECA complica a vida da família brasileira


Não concordo com a nova lei do Estatuto da Criança e do Adolescente, pois não ajuda a diminuir a violência em casa. Esta situação tende a piorar. É necessário investir em capital social para trazer educação, saúde, e lazer para crianças e adultos. Criar regras que impõem comportamentos não resolve. Isso gera culpados e infratores de leis que deveriam proteger o cidadão.  
Imagine a situação de um pai de família, que sobrevive a um salário mínimo, e sustenta a casa com muito esforço. Tem dois filhos que são muito peraltas e vivem de fazer arte na rua. Um dia, esse cidadão chama a atenção deles, mas não é atendido e resolve aplicar as boas palmadas. Eles, insatisfeitos com o fato, ligam para polícia e dizem que são maltratados.
E aí? Segundo a nova lei do ECA, o pai é preso ou pode responder por um processo. Se ficar na prisão, acabou-se o sustento da casa, a família também, e mais um fez a matrícula na escola do crime. Exagero? Não. Pura realidade. Por que as leis, em alguns casos no país, oprimem as pessoas mais pobres e recebem aplicação severa. Há pessoas que estão presas por roubos pequenos (lata de leite no supermercado) e já passaram do tempo de cumprir a pena.
Há assassinos que nunca vão para cadeia e outros que recebem relaxamento de prisão. É mais fácil investir em educação meu povo! Fazer as pessoas terem acesso ao conhecimento, lazer e esporte. Dar qualidade para que as famílias vivam de forma plena. Assim, o pai de família assalariado não precisa preocupar-se com as peraltices do filho, por que está engajado em projetos sociais da comunidade.

Opine em nosso blogue com o seu comentário. Mande uma postagem pelo Twitter @evertonlima_RN

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho essa Lei desnecessária e até um abuso. Uma palmadinha, às vezes,deve ajudar sim na educação da criança, principalmente se ela for muito "danada". Não estamos falando em espancar, claro. Como você disse, agora os próprios filhos rebeldes poderão processar os pais, o que é lamentável. Deveriam investir em educação e não partir logo para uma Lei. Abraço

Tétis