quarta-feira, 21 de julho de 2010

Economia: Aumento da fila dos endividados na classe média



Se por um lado falamos que a economia brasileira vem crescendo e aumentando o poder de compra do consumidor, percebemos também que há oferta de crédito. O dinheiro de plástico é muito utilizado nas operações financeiras do cotidiano para vestuário, alimentação, eletrodomésticos e outros. Muitos clientes acostumam-se somente em pagar o valor mínimo ou deixam de pagar as faturas. Resultado: Fila dos apertados ou inadimplentes
Pesquisa nacional da Confederação Nacional do Comércio (CNC) mostra que o total de endividados registrou alta de 3,7 pontos percentuais, passando de 54% para 57,7%. Em relação à inadimplência, enquanto o percentual de famílias com contas ou dívidas em atraso passou de 23,5% para 22,8%, o percentual dos que declararam não ter condições de pagar suas dívidas subiu de 7,8% em junho para 8,9% em julho.
Para 70,4% dos endividados, o cartão de crédito é apontado como um de seus principais tipos de dívida, seguido por carnês (21,5%) e crédito pessoal (10,6%). O acumulo de encargos financeiros pagos pelo cidadão por atraso nas faturas contribui para que o bem adquirido seja pago com o valor multiplicado dez vezes do que comprou na época. A dica é utilizar o cartão de crédito não como se fosse seu dinheiro ou salário do mês, mas como facilitador para efetuar um compra.

Nenhum comentário: