quinta-feira, 22 de julho de 2010

Comentário do dia: O papel do jornalista nas corridas eleitorais





A função do jornalista é informar ao público. Numa eleição presidencial, esse valor merece evidência para que o leitor/eleitor decida o voto. Às vezes, as páginas de impresso nas editorias de política estão cheias de especulações que nada acrescentam para formação de opinião. Por que não focar o trabalho em apresentar os problemas sociais do Estado e País ? e saber quais as propostas de cada candidato? Poderia ser um trabalho unificado da editoria de cotidiano ou cidade com o editor de política.
Li o blogue Xis da questão do prof. Manoel Carlos Chaparro, referência em estudos de comunicação e destaco este comentário dele:
Nos tempos atuais, as frases da intriga política correm principalmente pela difusão fácil do TWITTER, que virou fonte da qual os pauteiros da política não desgrudam. O que não poderia nem deveria acontecer é a adesão preguiçosa e oportunista do jornalismo à baixaria e à mediocridade desse jogo. Pois é isso que as redações fazem, quando simplesmente acolhem e espalham, sem qualquer valoração crítica, a intriga política nutrida pela mediocridade dos chefes e chefetes das campanhas partidárias.  
É hora de abordar as idéias centrais das propostas dos candidatos, mostrar que a segurança pública necessita de aumento de efetivo, que a saúde falha no atendimento de doenças mais graves, que a educação precisa de professores qualificados. Briguinha de deputado para saber quem apóia quem? Não é a resposta para um jornalismo sério, compromissado com a verdade e o interesse do público.


Nenhum comentário: