terça-feira, 20 de julho de 2010

Negócios: Tempo de fusões e compras nas grandes empresas


Parece haver uma tendência de grandes corporações unirem-se ou comprar empresas concorrentes do mesmo segmento de mercado. Isso é estranho? Não Essa é uma das consequências da crise financeira mundial de 2009, que segundo Lula passou como “marolinha” por aqui. O fato é que muitas empresas viveram do lucro ao prejuízo e buscaram alternativas para sobreviverem.
Qual é lado bom dessa história? A internacionalização da empresas para levar produtos brasileiros para países estrangeiros embasado na união a fim de fortalecer-se lá fora. Se caso não acontecesse as fusões e aquisições na competição interna, haveria grandes multinacionais interessadas em realizá-las pela visão do negócio.
A principal justificativa dessa tendência no mercado brasileiro é melhorar o posicionamento de empresas que lideram o segmento para competir com empresas estrangeiras. Temos um exemplo recente, o Magazine Luiza comprou as Lojas Maia, que possui 141 unidades em estados do Nordeste. Para se ter uma idéia da importância desse tipo de transação na economia, a notícia foi amplamente divulgada no Domingão do Faustão, falando para todas as classes brasileiras.     

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